Abílio Manoel, nome artístico de Abílio Manuel Robalo Pedro (Lisboa, 3 de fevereiro de 1947 – Itacaré, 30 de junho de 2010), foi um cantor, compositor e produtor musical português radicado no Brasil. Além de sua atuação como intérprete e autor de canções, também trabalhou como radialista, publicitário, diretor de cinema, operador de áudio e compositor de jingles e trilhas sonoras
Em 1966, prestes a ingressar na Faculdade de Física, estreou-se no programa Show do Meio-Dia (TV Excelsior). No ano seguinte, enquanto cursava Física na USP, apresentou-se em festivais universitários, vencendo o I Festival Latino-Americano de la Canción Universitaria em Santiago com “Minha Rua”
Em 1969, conquistou o prêmio no II Festival Universitário da TV Tupi com “Pena Verde”, seu maior sucesso, que em 1970 alcançou o topo das paradas no Brasil e foi gravada em francês por Marie Laforêt .
Gravou oito LPs, entre eles Abílio Manoel (1969) e Pena Verde (1970), além de diversos compactos simples e duplos. Sua obra transitou pela MPB, pelo samba e pelo cancioneiro popular universitário, deixando uma marca na cena musical das décadas de 1960 e 1970 no país.
Faleceu aos 63 anos, vítima de enfarte, enquanto descansava em Itacaré (BA), deixando uma rica trajetória como um dos principais nomes da música universitária brasileira dos anos 1960 e 1970.
Nenhum comentário :
Postar um comentário