Um senhor cenário
um casarão que já foi bordel e 'set' de filmagens
O salão do bordel está lotado, um baile ocupa o mezanino. Uma mulher desce a escadaria de mármore e vai ao encontro de Manuel Bandeira. Corta.
A casa está tomada por fiações e luzes. Vera Fischer, mais loura e chamativa do que nunca, atravessa o set durante a filmagem de Navalha na Carne. Outro corte. Agora, o clima é de tranquilidade. Uma sinfonia clássica ocupa os cômodos do casarão. Nos quartos de cima, um cheiro forte de tinta. Pintores se reúnem para a hora do chá. Fade out.
Três cenas, mas o lugar é um só: Rua Visconde de Paranaguá, 16.
Nos anos 1990, artistas tinham um projeto para o Casarão da Lapa. Chegou a ter um ateliê de 10 artistas plásticos e o lugar seria aberto a visitantes, palestras, cursos e recitais. Entrou no roteiro do Festival de Inverno da Secretaria Municipal de Cultura e, e recebeu a exposição A Arte de Portas Abertas, que movimentou os ateliês em Santa Teresa.
Reportagernsd da épocsa informavan que "mosaicos de pastilhas cobrem as paredes e o chão dos três andares. Há vitrais art nouveau nas janelas. Uma imensa claraboia semidestruída espalha a luz pelos quartos. Há um painel de azulejos portugueses de 1921, mas sua colocação foi posterior à construção. O estilo belle époque, com um pouco de art nouveau e influências francesas, denota o quew a casa já foi".
Nenhum comentário :
Postar um comentário