Curiosidades sobre Fome de Viver (The Hunger, 1983)
Elenco Icônico
David Bowie fez sua estreia como ator principal no cinema no papel do vampiro John Blaylock, ao lado de Catherine Deneuve (Miriam) e Susan Sarandon (Sarah).
O filme foi lançado no auge da carreira de Bowie, um ano após seu álbum Let’s Dance (1983).
Direção Estilizada
Dirigido por Tony Scott (irmão de Ridley Scott), foi seu primeiro longa-metragem e já mostrava seu estilo visual marcante: luzes neon, câmera lenta e atmosfera gótica.
A abertura com Bauhaus tocando "Bela Lugosi’s Dead" (música cult do pós-punk) é considerada uma das melhores introduções de filmes de terror.
Cenas Polêmicas
O beijo lésbico entre Catherine Deneuve e Susan Sarandon foi um escândalo na época e quase censurado. Tornou-se um marco da representação LGBTQ+ no cinema.
A cena de sexo foi tão intensa que Sarandon revelou ter ficado com vergonha e evitado Deneuve nos bastidores.
Efeitos Especiais Inovadores
A sequência do envelhecimento acelerado de David Bowie (usando maquiagem protética e stop-motion) foi revolucionária para a época e inspirada no trabalho de Rick Baker (An American Werewolf in London).
Final Ambíguo
O desfecho sombrio e aberto (com Miriam sendo punida por sua imortalidade) divide o público até hoje. O roteiro original previa um final ainda mais cruel, descartado por ser "excessivo".
Cult Following
Apesar de receber críticas mistas em 1983, hoje é um filme cult, adorado por sua estética gótica-new-wave e trilha sonora (com Delibes e Schubert).
Influenciou obras como Entrevista com o Vampiro (1994) e a série True Blood.
Bowie e o Vampirismo
Bowie escolheu o papel por ser fã de histórias de vampiros. Anos depois, quase interpretou Lestat em Entrevista com o Vampiro (o papel ficou com Tom Cruise).
Filmagens Misteriosas
As cenas no apartamento de Miriam foram gravadas em uma mansão abandonada em Londres, aumentando a atmosfera macabra.
Legado Musical
A trilha sonora inclui "The Flower Duet" (de Lakmé), usada em cenas icônicas e depois sampleada em The Fifth Element (1997).
Tony Scott vs. Estúdio
A MGM queria um filme mais comercial, mas Scott insistiu no tom artístico. O conflito fez com que ele só dirigisse Top Gun (1986) após provar seu talen
The Hunger (1983)
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