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quarta-feira, junho 04, 2025

Drácula

 Drácula (1897), obra-prima gótica de Bram Stoker, que definiu o vampiro moderno na literatura




A Primeira Aparição do Conde)

Jonathan Harker descreve Drácula:
"Seu rosto era forte — muito forte — aquilino, com uma ponte nasal fina e arqueada e narinas peculiares. A testa, alta e abaulada, terminava em cabelos escuros e crespos. As sobrancelhas, espessas, quase se encontravam acima do nariz. A boca, sob um bigode pesado, era firme e cruel, com dentes anormalmente afiados que projetavam-se sobre os lábios... O efeito geral era de uma pálida e medonha extraordinariedade."
(Capítulo II — O castelo nos Cárpatos)



Essa descrição, registrada no diário de Harker, introduz o Conde como uma figura ao mesmo tempo aristocrática e monstruosa. A ênfase nos dentes ("anormalmente afiados") e na palidez antecipa seu caráter sobrenatural, enquanto traços como "firme e cruel" revelam sua natureza predatória.


Ameaça de Drácula

Drácula a Harker:
"Meus jovens amigos, vocês pensam que podem me caçar, me perseguir com seus pedaços de madeira sagrada...? Eu, que comandei exércitos, e atravessei séculos enquanto vocês ainda rastejavam na lama?"
(Capítulo XXIII — O confronto final)


A fala mostra a arrogância milenar do vampiro, que despreza a humanidade frágil dos caçadores (Van Helsing, Harker, etc.). Stoker mistura horror e fascínio pelo "eterno maligno".



  1. O Estranho vs. Familiar: Drácula é um invasor da Inglaterra vitoriana, representando medos coloniais e sexuais reprimidos.

  2. Tecnologia vs. Sobrenatural: O uso de diários, fonógrafos e trens contrasta com a força primitiva do vampiro.

  3. Feminino Amaldiçoado: Lucy Westenra e Mina Harker simbolizam o "perigo" da sexualidade feminina quando corrompida pelo vampiro.


A Sedução de Mina

"Ele agarrou Mina pelos ombros, forçando-a a ajoelhar-se... Eu vi seus olhos vermelhos brilharem enquanto seus dentes brancos cravavam-se em seu pescoço. E então — oh, horror! — ela sorriu."
(Capítulo XXI — A marca do vampiro)


Essa cena, onde Mina é quase corrompida, escandalizou leitores vitorianos por misturar violência e erotismo.



  • Stoker inspirou-se no príncipe romeno Vlad, o Empalador, mas criou um mito totalmente novo.

  • Drácula nunca diz "Bem-vindo ao meu castelo" no livro — isso é invenção cinematográfica!

  • A obra foi escrita como um romance epistolar (cartas, diários, telegramas), dando veracidade à narrativa.


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