NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quarta-feira, abril 16, 2008

UMAS E OUTRAS

 

 

 

 


DEZ
Acima você confere um pouco da exposição ‘Dez’, aberta ontem no Teatro Calil Hadad. Fotos de Ademir Kimura, Bulla Jr, Fábio Rosado e Regina Midori Acutu. Vai até dia 4 de maio.

A EXPOSIÇÃO
Muito bom mesmo. Os trabalhos se integram e ganham corpo. Ali está Maringá e seus personagens, suas paisagens e sua contemplação.

DE MADEIRA
As fotos também chamam a atenção para um dos patrimônio da cidade: as casas de madeira. Há um ensaio fotográfico com diversas dessas casas.

DIAS CONTADOS
Já entrevistei arquitetos e historiadores que lamentam que essas casas estejam acabando. É natural que seus moradores possam optar em casas mais seguras e confortáveis.

TOMBAMENTO?
É bom que se registre isso para não dizer que estamos defendendo o tombamento das casas de madeira.

OPÇÃO
Mas é possível estudar outras opções. Essas casas podem ser reconstruídas em outro lugar?

ATRAÇÃO
Se positivo, que tal uma rua [no Novo Centro?] com casas de madeira em ambos os lados servindo como restaurantes e lojas de artesanato?

COMO
Isso já ocorre em diversas cidades. Pego o caso de Sana [RJ], Monte Verde [SP] e etc. No caso de Maringá, cria-se uma nova atração turística preservando um bem cultural.

ARMADO
Sonhar não custa nada, antes que alguém resolva construir mais um monstrego no Novo Centro, a única área da cidade em que Maringá não se reconhece e não é reconhecida. É a cidade jardim desenhada em concreto.

ARTESANATO
Muito se fala do artesanato maringaense. Cobram qualidade e personalidade. O que se vê por aí são bordados que a vovó faz para passar o tempo.

CINEMA
Os coleguinhas que gostam de comentar sobre cinema estão andando em círculos. O que se escuta por essas bandas é o cara falar de um filme lendo [mal] apenas a sinopse.

VAZIO
E nem disfarça. Está lendo mesmo. Além do resumo do roteiro, diz que ‘o filme é interessante’ e que é dirigido por Stuart de Tal, o mesmo que dirigiu 'O Apaixonado por B’.

TCHAU
O que a falta de leitura [e de ouvidos] não faz...

PROJETOS
Durante a exposição no Calil, recorri ao mural com cartazes do que está rolando pela cidade. Os projetos da Secretaria de Cultura parecem que estão indo bem. Teatro, dança e música.

CONVITES
Nos finais de semana temos teatro às sextas, sábados e domingos no Barracão [perto da Copel]. Sexta é de graça.

TEATRO
Porém, a Cia Quilombo – dirigida por Newdemar de Souza - está se apresentado somente nos sábados e domingos.

DEMA
Tento entender as razões. Há muito tempo que não vejo nada do Newdemar.

BOTAFOGO
Ainda estou saboreando a goleada sobre o Flamengo. O fato é que o clube não utiliza mais a camisa listrada nos jogos decisivos. É pura superstição alvinegra.

ENQUETE
Para 60% dos leitores do portal O Globo, isso é frescura já que camisa não ganha jogo. Já 27% dão apoio à medida.

BRANCA
A camisa toda branca deu certo com vitórias em cinco clássicos disputados no Estadual.

VINICIUS DE MORAES
“Me diga sinceramente uma coisa, Mr. Buster:
O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha?
O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal?
O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?”

Nenhum comentário :