NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, abril 21, 2008

ASTORGA



Trocando figurinhas sobre músicas antigas, descobri esse vídeo no YouTube. São imagens antigas da cidade paranaense de Astorga ao som de My Mistake, sucesso nos anos 70 do grupo Pholhas, aqui numa versão de um outro grupo chamado Os Vultos [?]
Aliás, esse grupos brasileiros que faziam música com inglês de cursinho pré-vestibular são verdadeiras pérolas.
Lembro que muito casal achava My Mistake apenas uma música romântica e dançava juntinho. Na verdade, a letra é sobre um crime passional.

There was a place that I lived
Havia um lugar onde eu morei
And a girl, so young and fair
E uma garota tão jovem e faceira
I have seen many things in my life
Eu vi muitas coisas em minha vida
Some of them I’ll never forget
Algumas delas, jamais esquecerei
Everywhere...
Em toda parte...
I was sent to prison
Eu fui mandado para a prisão
For having murdered my wife
Por ter assassinado minha esposa
Because she was living with him
Porque ela estava saindo com outro
I lost my head and shot her
Eu perdi a cabeça e atirei nela
This was my story in the past
Esta foi minha história no passado
And I’ll go to reform myself
E eu vou me reformar
I am paying for my mistake
Eu estou pagando por meu erro
I will never be the same man again
E jamais serei o mesmo homem novamente

3 comentários :

Anônimo disse...

Fantástica sacada esta sua, Bulga: ri demais, ao ler a tradução, com o perigo que pode ser levar em conta apenas a "acústica" e não a letra.

Isso me lembrou um post que li em outro blog sobre uma musicista que trabalha apenas com casamentos, contando justamente que o pessoal às vezes perde a noção das coisas e esquece que letra e música têm um aspecto indissociável e que, mesmo que por ventura esteja em outro idioma e você não entenda, é bem aí que pode residir o "perigo". Bem, uma das situações mais inusitadas vivida pela musicista foi na escolha do repertório de uma cerimônia, em que os noivos incluíram a música "She" do Aznavour. Até aí tudo bem, né? Uma bonita música, na minha opinião.

Pequeno detalhe: era para ser executada exatamente na hora da entrada do noivo.

Bulga disse...

Michelle, muito legal essa do She. Agora, pense nesse vídeo no YouTube. Um cara que mora nos Estados Unidos talvez nunca ouviu My Mistake, pois é uma música feita no Brasil, mesmo em inglês. Ele está ouvindo a música que fala de um crime passional com imagens de pessoas em Astorga. O que ele deve estar pensando desse pessoal?

Anônimo disse...

É verdade, Bulga.
Sei que a canção deve estar musicando o vídeo porque representa uma época, era uma música dos "bailinhos" daquele tempo, mas o fato é que diante do teor "tétrico" da letra, é muito engraçado quando aparece alguém no vídeo (especialmente na hora dos close-up), pois fatalmente somos levados a pensar que o personagem da letra foi se reabilitar em Astorga.