NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, abril 08, 2008

UMA E OUTRAS

 

Esta é a principal rua de Maringá com suas lojas de artesanato.

A CIDADE
Existe um outro local chamado Maringá. É uma disputada vila cercada por rios de águas cristalinas e está numa altitude de 1.220 metros, localizada na região conhecida como Visconde de Mauá, na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

DEMOGRAFIA
Sua população é de apenas 2,5 mil habitantes, mas triplica nas férias e finais de semana devido a grande concentração de turistas paulistas, mineiros, cariocas e de diversas cidades do País. Até de Maringá, Paraná.

MARINGÁS
A região compreende as vilas de Mauá (Resende-RJ), Maringá-Rio (Itatiaia-RJ), Maringá-Minas (Bocaina-MG) e Maromba (Itatiaia-RJ). Fica na Serra da Mantiqueira, ao lado do Pico das Agulhas Negras.

HOSPEDAGEM
Suas belezas naturais junto com uma gastronomia, alavancada pela rica rede hoteleira, garantem a economia local. Do simples camping aos hotéis com diárias de até R$ 1 mil, Maringá tem um lugar garantido nos guias de turismo.

BALADA
Das três vilas da região de Visconde de Mauá, Maringá é a mais movimentada. A vila de Mauá concentra alguns serviços básicos (como correio e posto policial) e Maromba é o recanto dos “bicho grilos”, uma garotada a fim de curtir a natureza de uma forma, vamos dizer, mais “rústica”. E a gastronomia e a vida cultural ficam reservadas para Maringá.

GASTRONOMIA
Na rua dos Cavalos, a principal de Maringá, bares e restaurantes servem sofisticadas pizzas, pratos a base de trutas (peixe que se adaptou muito bem às geladas águas frias do Rio Preto e seus afluentes), fondues de queijo, carne ou frango (R$25 para duas pessoas), pratos japoneses, alemães e o melhor da culinária mineira.

VIDA NOTURNA
As lojas e os restaurantes costumam ficar abertos até às duas horas da manhã nos fins de semana.

MINAS
No final da rua dos Cavalos, o Rio Preto faz a divisa entre os estados do Rio e Minas Gerais. Assim, Maringá está dividida em Maringá-Rio - pertencente ao município de Itatiaia – e Maringá-Minas, da cidade de Bocaina.

LIGAÇÃO
A ponte supermovimentada é o ponto inicial para conhecer as límpidas águas do Rio Preto. Há também muitos restaurantes situados em suas margens. Praticamente todos servem os pratos a luz de velas.

MPB
Tudo isso acompanhado pelo melhor da música popular brasileira. Em um reveillon que passei por lá, artistas como Tunai e Léo Galdeman eram figurinhas fáceis no meio dos visitantes. Isso sem falar nos habitués como Cláudio Nucci.

BOTECO
Um bar bacana é o Casebre, um misto de bar, delicatessen e casa de shows. Ali é possível acompanhar artistas em ascensão. Foi lá que ouvi pela primeira vez a Denise Reis, aquela cantora que simula com a voz um som de saxofone.

PAISAGEM
No centro de Maringá e na estrada em direção a Maramba – sempre acompanhando o percurso do belíssimo Rio Preto - os espaços são disputados entre restaurantes e inúmeras lojas de artesanato.

BICHO GRILO
Como o local também é frequentado por esotéricos, pode-se encontrar belos trabalhos em argila, personagens como bruxas, duendes, velas artesanais, artigos orientais, roupa de frio e até artesanato de Machu Picchu.

GELO
E por falar em frio, as temperaturas no verão costumam ser amenas, entre 17 e 25 graus. Os dias são ensolarados. No inverno, porém, a temperatura pode atingir 15 graus negativos.

LUXO
Não é à toa que praticamente todos os hotéis, pousadas e chalés possuem lareiras nos quartos. Os mais sofisticados têm até hidromassagem climatizada em meio aos jardins.

ONIBUS
O acesso para Visconde de Mauá e região é através da Via Dutra, no Km 311/RJ. Vindo do Rio, a saída está a 3 quilômetros depois de Resende. De São Paulo, fica depois da Polícia Rodoviária de Itatiaia. Quem for de onibus a partir de Maringá deve pegar a linha que vai para o Rio de Janeiro e descer na rodoviária de Resende. No mesmo local, pegar um ônibus comum para Visconde de Mauá.

CARRO
O turista vai passar pela entrada de Penedo, uma cidade colonizada por descendentes de finlandeses (vale uma visita). Daí em diante, siga até o fim do asfalto. São 15 quilômetros de estrada de terra, passando pelo “Ponto Pergunta”, um bar onde os visitantes obtêm diversas informações do local.
Posted by Picasa

Nenhum comentário :