NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quarta-feira, abril 16, 2008

UMAS E OUTRAS

 



CINEMIN
Estava eu folheando uma das minhas revistas da coleção Cinemin e encontro o seguinte texto na edição 34 [maio-junho de 1987]. Fala do More, um japonês que é figurinha fácil pelas ruas de Maringá.

TEXTO
“A projeção de um filme, como se sabe, não termina na tela. Ela continua, de formas diversas, na mente do espectador. Basta ler um texto sobre um filme para que ele ressurja com toda sua força no nosso imaginário”

PAPEL
“Outra maneira agradável de reviver um filme é através de posters e cartazes”

MORE
“Rato de Cinema há anos, Morimassa Miyazato, o popular More da Cinemateca do Museu de Arte Moderna — RJ, sempre foi maníaco por posters e cartazes cinematográficos.”

RIO
“Agora, resolveu expor de 22 a 28 de Junho, no Rio Design Center, na zona sul do Rio de Janeiro, seus quase 15.000 cartazes. O título da exposição, de uma felicidade incrível, é Cinema de Papel.”

RARIDADES
“No acervo de More podem ser encontradas raridades
como o pôster do filme EI Justiceiro, de Nelson Pereira dos Santos.”

REVELAÇÃO
"Este eu acho que nem o Nelson tem", confidenciou-nos More.

CINEMATECA
“Quem perdeu a oportunidade de vir ao Rio deve entrar em contato com a Cinemateca do MAM, na Avenida Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, e fazer uma forcinha para que a exposição corra o País. Merece.”

CONVIDADO
“Além da exposição, More também participará da Cinemin Horror - ainda em preparação — com a publicação de uma ampla mostra de cartazes do gênero. Aguardem.”

CADÊ?
Depois de ler o texto acima, você estará se perguntando: Cadê o More e sua incrível coleção de 15 mil pôsteres raros?

ANDARILHO
More está por aí, em Maringá. Ele mora na avenida Tiradentes e vez ou outra tomamos uma cerveja juntos.

QUEM É
Além de ser rato de cinema, ele coleciona quase tudo que vê. Já dividiu uma casa com Tizuka Yamasaki no Rio e foi o responsável pelo segundo festival de cinema de Maringá, na década de 70.

SEM SÔNIA
Conta que naquela ocasião, com a impossibilidade de trazer a maringaense Sônia Braga, ele convidou a Sandra Bréa.

LIVRO
São histórias divertidas de More, autor também do livro ‘More no Japão’, um relato bem humorado das diferenças culturais entre o Brasil e a terra do sol nascente.

CUIDADO
Só não pergunte a ele sobre os pôsteres.

FATO
Conta que ao viajar para o Japão, seis ou sete anos atrás, deixou todo o acervo no Cine Teatro Plaza, no centro de Maringá.

E...
O que aconteceu?

LIXO
Jogaram tudo, tudo fora.

ENTÃO...
More e o cinema nunca mais foram os mesmos. E a gente, quando sabe dessas coisas, também não.

Nenhum comentário :