NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, abril 03, 2008

UMAS E OUTRAS


DUBUGRAS
Elsie Dubugras é um mito no jornalismo brasileiro e lamento não ter tido a oportunidade de conhecê-la. Morreu em 2006, aos 102 anos de idade. E trabalhou até quatro semanas da sua morte.

PLANETA
Elsie era editora especial da Revista Planeta, onde atuou durante 33 anos. Era a primeira a chegar e a última a sair. Ela ficou famosa com a sessão “Fronteiras do Desconhecido”.

DISCOVERY
Me lembrei de Elsie pois tenho acompanhado o seriado ‘Assombrações’ no Discovery Channel.

ASSUNTO
Seria legal saber o que ela acharia da série de documentários sobre casas mal assombradas. Ou sobre uma casa que eu conheci...

UM CASO
Aconteceu numa casa da rua Raul de Leoni, em Petrópolis. Tenho foto da casa, mas não vou apontar o número pra evitar dor de cabeça. O mercado imobiliário de lá também é violento.



ESTRANHO
Estudava no primário e havia uma kombi que levava os estudantes do Colégio São José. Me lembro que um garoto chamado Marcellus residia naquela casa.

MÓRBIDO
Nas viagens da kombi, ele sempre repetia que na casa dele  havia morrido seis pessoas.

PROCURA-SE
Anos depois, meu irmão mais velho que morava em São José dos Campos [SP] resolveu retornar a Petrópolis e procurava uma residencia.

CLASSIFICADOS
Entre as ofertas, uma excelente casa antiga na rua Raul de Leoni por um preço bem abaixo do mercado.


TESTEMUNHA
Durante a preparação de uma exposição de artes plásticas, minha mãe conversou com uma colega que já havia morado naquele estranho endereço.

GELO
Contou fatos interessantes, como o que ocorreu em um verão em que ela colocou gelo em um copo para o filho mais novo ficar se refrescando, chupando os cubos.

FANTASMA
Ela preparava a refeição e ao se virar, viu os cubos de gelos girando sozinhos no copo. Perguntou ao filho como aquilo ocorreu e...

A RESPOSTA
“É meu amiguinho que está brincando comigo”

MAS...
Não havia mais ninguém.

MARIDÃO
Em outra ocasião, ela descansava na sala quando foi abraçada pelas costas. Foi um abraço reconfortante e ao olhar pra trás...

CADÊ?
Não havia ninguém.

PORÉM
Os dias se passaram e os acontecimentos apareciam regularmente. Ninguém tinha medo, mas o seguro morreu de velho...

PRA SAIR
A família foi procurar outra casa para morar...

SÓTÃO
Essas e outras histórias formam a memória de diversas casas de minha infância.



Um comentário :

Anônimo disse...

Gostei 'por demais' deste teu estilo de contar causos. Frases curtas, bem colocadas. Além do que a história, em si, é instigante.

Elvio