NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, abril 10, 2008

AFONSINHO


Esse é o jogador de futebol, o meia Afonso Celso Garcia Reis, mais conhecido como Afonsinho, natural de Marília, onde nasceu em 1947. Revelado pelo XV de Jaú se consagrou no Botafogo em 1965, onde foi campeão várias vezes. Também atuou pelo Santos, Flamengo, América-MG, Madureira e Fluminense.
Porque ele merece estar aqui? A dignidade de muitos jogadores de futebol de hoje se deve a esse ídolo. Na época dele, um jogador era escravo dos dirigentes e empresários. Não era dono do próprio passe. E foi Afonsinho que se rebelou contra isso tudo. Só para se ter uma idéia: jogador não podia usar nem barba. Mas ele usou. Tudo isso em plena ditadura militar. Chegou até ser cortado da Seleção Brasileira por causa disso.

Gilberto Gil fez essa composição pra ele. Ficou famosa na voz de Elis Regina. Confira o vídeo.




Meio de campo
por Gilberto Gil

Prezado amigo Afonsinho,
eu continuo aqui mesmo
aperfeiçoando o imperfeito,
dando tempo, dando um jeito,
desprezando a perfeição.
Que a perfeição é uma meta
defendida pelo goleiro
que joga na seleção
e eu não sou Pelé, nem nada,
se muito for eu sou um Tostão.
Fazer um gol nesta partida não é fácil, meu irmão.
Entrou de bola e tudo!


Saiba Mais - Em 1974, foi realizado Passe livre (documentário), um filme de longa metragem dirigido por Oswaldo Caldeira, baseado na vida do jogador.
Há ainda um livro-biografia sobre Afonsinho escrito por Kleber Mazziero de Souza, o livro - de título Prezado Amigo Afonsinho - conta com declarações de grandes nomes ligados ao futebol: de Pelé a Zizinho, de José Trajano a Juca Kfouri.

Nenhum comentário :