NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, julho 23, 2009

Medo do Desconhecido



Por Thiago Ramari
De volta aos filmes sobre epidemias, o “Cinema Falado” desta semana comentará dois títulos: “O Exército do Extermínio” (1973) e “Fim dos Tempos” (2008), de George Romero e M. Night Shyamalan, respectivamente. O programa é transmitido pela Rádio Universitária Cesumar (RUC) ao vivo, na sexta-feira, às 21 horas, com reprise no domingo, às 18 horas. No comando estão os apresentadores Elton Telles, Marcelo Bulgarelli e Thiago Ramari.

Os dois filmes tratam sobre diferentes epidemias. “O Exército de Extermínio”, que ganhará um remake em breve, relata o rápido avanço do número de infectados pelo vírus Trixie. As pessoas se contaminam após beber água e o resultado é a morte ou a insanidade sem cura. O vírus foi desenvolvido como arma biológica, mas contaminou o rio que abastece a pequena cidade retratada no filme após o acidente com o avião que o transportava seis dias antes.
As tentativas de contenção da doença pelas autoridades são desastrosas. Nem mesmo os moradores da cidade são informados sobre o que está acontecendo e por que soldados obrigam todos a ir para uma escola. A ação gera revolta e mais mortes, pois uma espécie de guerra é travada entre as duas partes. Além disso, as autoridades movem esforços para impedir que a imprensa saiba o que acontece na cidade – algo não muito diferente do que se viu há poucas semanas na Argentina, por conta da Gripe A.
Em “Fim dos Tempos”, a tese que sustenta a epidemia é a da vingança da natureza – da forma como é tratada, como uma espécie de apocalipse imediato, o roteirista não poderia ser outro senão o próprio diretor, Shyamalan. Aparentemente, as plantas liberam uma toxina no ar que faz com que as pessoas se suicidem imediatamente após inalá-la. Em geral, a contaminação acontece em parques e a falta de explicação científica para o evento faz com que a população de várias cidades entre em pânico após as primeiras mortes.

Os dois filmes foram recebidos de formas diferentes pela crítica especializada. Enquanto o primeiro é, hoje, considerado um clássico do suspense, o segundo esteve longe de qualquer glorificação, apesar do apuro técnico que cada cena exibe – a fotografia de Tak Fujimoto, que já trabalhou com o diretor em “O Sexto Sentido” (1999) e “Sinais” (2002), é um dos destaques. Durante o programa, a trilha sonora será a de “Fim dos Tempos”, outros ponto alto do filme, composta pelo competente James Newton Howard, oito vezes indicado ao Oscar.

TÍTULO: O EXÉRCITO DO EXTERMÍNIO
TÍTULO ORIGINAL: THE CRAZIES
ANO: 1973
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: GEORGE ROMERO
ROTEIRO: GEORGE ROMERO, PAUL MCCOLLOUGH
ELENCO: LANE CARROLL, WILL MACMILLAN, HAROLD WAYNE JONES


TÍTULO: FIM DOS TEMPOS
TÍTULO ORIGINAL: THE HAPPENING
ANO: 2008
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS, ÍNDIA
DIREÇÃO: M. NIGHT SHYAMALAN
ROTEIRO: M. NIGHT SHYAMALAN
ELENCO: MARK WAHLBERG, ZOOEY DESCHANEL, JOHN LEGUIZAMO



RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3 FM
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da transmissão, através do site www.radiocesumar.com.br

Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br

Comunidade no Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :