NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, julho 28, 2009

Futuro Dizimado



Até o exato momento, dados estatísticos apontam mais de 134 mil casos e 816 mortes em todo mundo com a contaminação do vírus H1N1, transmissor da gripe suína. No Brasil, já passou de 40 a quantidade de óbitos em decorrência da nova gripe. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já declarou que se trata de uma epidemia sem precedentes, pois se propaga em uma velocidade muito rápida. A transmissão se equivale à da gripe comum: inalação das partículas do vírus ou simplesmente o contato com objetos que uma pessoa infectada tenha tocado. Diferentemente dessa epidemia que parece não ter um fim muito próximo, o Cinema Falado encerra, nesta semana, a série de filmes sobre esse assunto com “Os 12 Macacos” (1995), de Terry Gilliam. O programa vai ao ar, ao vivo, na sexta-feira (31/07), às 21h, com horário alternativo no domingo, às 18h.
O filme é ambientado em 2035, ano em que o planeta encontra-se em condições inabitáveis para os seres humanos, pois um vírus altamente contagioso exterminou aproximadamente mais de 80% da população mundial. Para tentar encontrar informações sobre esse vírus, cientistas – que vivem no subsolo – enviam um de seus prisioneiros ao passado, especificamente em 1996, com a missão de procurar uma facção denominada “O Exército dos 12 Macacos”, que são os responsáveis pelo espalhamento desse vírus fatal na superfície da Terra. Com o auxílio da psiquiatra Kathryn (Stowe), o “voluntário” James Cole (Willis) parte em busca de respostas a fim de melhorar a situação do futuro, já que os acontecimentos do passado são irreversíveis.
O visionário diretor Terry Gilliam (exintegrante do humorístico britânico “Monty Python”) garante um tom sombrio essencial para o desenvolvimento do filme. Filmando de maneira não convencional, o diretor merece aplausos por contar uma história não-linear de forma tão nítida, pois os vários flashbacks e passagens de tempo presentes no filme são recursos que, muitas vezes, confundem os espectadores, mas aqui, são elementos fundamentais para que o filme se torne ainda mais irresistível – contribuição também do brilhante roteiro, que foi baseado em curta-metragem francês de 1962.
Se em 2002, “Moulin Rouge!” ressuscitou o gênero musical no Cinema, em 1995, a ficção científica ganha notoriedade com este belo exemplar. “Os 12 Macacos” é original e bem sucedido. As duas indicações conquistadas no Oscar – Melhor Figurino e Melhor Ator Coadjuvante para Brad Pitt, em uma atuação sensacional – foram insuficientes para o reconhecimento devido do filme, que pode ser facilmente estabelecido como um jovem clássico.(Elton Telles)

TÍTULO: OS 12 MACACOS
TÍTULO ORIGINAL: 12 MONKEYS
ANO: 1995
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: TERRY GILLIAM
ROTEIRO: DAVID WEBB PEOPLES E JANET PEOPLES
ELENCO: BRUCE WILLIS, MADELEINE STOWE, BRAD PITT E CHRISTOPHER PLUMMER

RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/
Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=322uZ5OO-WE
Posted by Picasa

Nenhum comentário :