NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, setembro 28, 2009

Halloween





Por Raisa Marcondes
Dirigido por John Carpenter e estrelado por Jamie Lee Curtis, “Halloween - A Noite do Terror, foi lançado em 1978 e é considerado por muitos como o impulsionador do gênero “slasher movies”. Por essa representatividade, o filme foi escolhido para abrir a “Série do Terror”, que começa nesta sexta, dia 2 de outubro, no Cinema Falado, o mês do Halloween.
O programa, apresentado por Elton Telles, Marcelo Bulgarelli e Thiago Ramari, vai ao ar, ao vivo, às 21h, na Rádio Universitária Cesumar FM (RUC FM), com horários alternativos no domingo às 18h; na segunda-feira, às 2h; na quarta-feira, às 3h; e na sexta-feira, às 5h. A série também contará com uma novidade: a participação das cinerrepórteres, Ana Luiza Verzola e Raisa Marcondes, que realizarão enquetes para cada edição. É também possível escutar pelo site da rádio (www.radiocesumar.com.br), durante a transmissão.
A trama do longa metragem conta a história trágica de Michael Myers que, na noite de Halloween, aos seis anos de idade, assassina brutalmente sua irmã mais velha a facadas. Depois do incidente, Myers é levado a uma clínica psiquiátrica para internação, onde passa 15 anos. Após esse período, ele consegue fugir e volta à cidade natal, Haddonfield, para atemorizar os habitantes.
Com um orçamento modesto de US$ 325 mil e faturamento de US$ 47 milhões somente dos Estados Unidos, o filme logo se tornou uma febre entre o público jovem. “Halloween” entrou para a história do cinema americano como um dos que impulsionaram o mercado do gênero slasher. O longa deu início a uma gama de continuações e filmes com roteiro similar, mas que se destacavam pelas características singulares de cada um de seus vilões.
Pelo baixo orçamento, havia um limite de atores veteranos que Carpenter poderia contratar. Uma atriz novata é contratada para ser Laurie, a protagonista, uma das adolescentes seguidas por Myers. Essa atriz é Jamie Lee Curtis, que estreia em “Halloween”. Outra característica peculiar do filme é seu tempo de produção. Novamente, norteado pelo orçamento, o prazo era curto e o filme completo foi filmado em apenas 21 dias.
Apesar das adversidades que um orçamento baixo traz, Halloween não se deixa abalar. O clima do filme é bem ambientado em uma atmosfera de suspense desde os créditos iniciais até o último momento. É um bom exemplo de como um bom roteiro, aliado à uma boa direção, fazem um filme ser inovador, que continua a marcar gerações.
Novembro
Novembro será o “Mês dos Diretores” no Cinema Falado. E quem vai ajudar a escolher os homenageados serão os ouvintes. Os apresentadores selecionaram 15 nomes e, a partir de agora, o público decide. Os quatro diretores mais votados na enquete disponível no site da RUC FM terão filmes comentados em novembro. Para votar, basta acessar o site: http://www.radiocesumar.com.br/cinemafalado/cinemenu.php.
TÍTULO: HALLOWEEN – A NOITE DO TEROR
TÍTULO ORIGINAL: HALLOWEEN
ANO: 1978
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: JOHN CARPENTER
ROTEIRO: JOHN CARPENTER E DEBRA HILL
ELENCO: DONALD PLEASENCE, JAMIE LEE CURTIS, NANCY LOOMIS, P.J. SOLES, CHARLES CYPHERS, KYLE RICHARDS, BRIAN ANDREWS, JOHN MICHAEL GRAHAM
TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=LydgEmQWOp0

RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3 FM
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da transmissão, através do sitewww.radiocesumar.com.br

Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
E-mails: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :