NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sexta-feira, setembro 18, 2009

Sucupira

Em Maringá, além de O Diário, temos o jornal Hoje Notícias. Leio sempre as matérias do Elói, da Tarcila e gosto das fotos do Allan. Confesso que raramente leio a pagina 2, dedicada aos artigos. É que muito deles eu já leio na internet e dispenso a leitura no papel. Mas eis que encontro na edição de hoje o seguinte comunicado naquela mesma página:
 

Fiquei curioso e fui ler o artigo citado. Li e reli. O texto é gostoso e fala da amizade do Fischer com os fotógrafos de O Diário, em particular o Walter Fernandes.
Em suma: esse ataque de provincianismo do Hoje Noticias é um verdadeiro tiro no pé do próprio jornal. Eu não conheço o editor do jornal e nem sei as razões para tanta miopia, mas conheço o Rogério Fischer. E isso me basta. E só me sobra é agradecer ao “editorial” (?) do jornal. Foi graças a ele que pude ler a gostosa crônica publicada na quinta-feira.
Posted by Picasa

Só não vê quem não quer
Sim, ele está ali. Olhe bem. Está de pernas cruzadas, um pouco receoso, porque daquele tamanhão, nessa cadeira capenga, tem medo de um tombaço, porque desajeitado o cara é. Lata na mão, porque não é muito de pedir copo. Está ali, rindo das besteiras do Wartão, procurando na memória algum causo para contar, no momento oportuno, porque também não é de interromper prosa boa só pra falar de si. Sempre esperou o momento certo; sabe que, mais do que dos causos, os amigos gostam dele pela presença. Só dele estar na roda já vale o ingresso. Já deixa as pessoas satisfeitas. Pudera: mau humor, ali, passa longe. Sempre de bem com a vida. Grana curta, distância da filhota, fotos mal aproveitadas pelo editor – nem isso é capaz de lhe fazer fechar a cara, transmitir maus fluidos. Pedra noventa, o caboclo. Se tem happy hour pós-trampo, está lá. Se tem churrasco na Cariovaldo, é caixa. Se tem futebol no sítio dos França, idem. Se tem balada coletiva no MPB, no Dionísio, onde for, é presença garantida. Então por que ele faltaria a esse flagrante? Logo a esse, junto de três grandes camaradas? Você acha que ele ia perder a chance de ver o Ivan, mais uma vez, dando uma de chefe? Você acha que ele ia perder a presença do Johnny Negrini, primo do Marquinho, seu melhor amigo? Ou a chance de ver o Wartão tomando 15 doses de Pau de Sapo, até o dono do boteco perder a conta? Se o dono do boteco perdeu a conta, imagina o Warte, em que estado lamentável ficou. Que nada... Bem sabe ele que o Walter, quanto mais manguaça, melhor fica. Você acha que ele ia perder essa estripulia da turma no interior da Bahia? Está vendo ele ali agora, pernas cruzadas, corpo para trás, ajeitando o cabelo, Marlboro vermelho – que, para ele, esse negócio de filtro branco é coisa de viado – no canto da boca? Ah, essa o Cabeça não ia perder. De jeito nenhum. Nem morto! (Rogério Fischer)
Leia mais em http://fischer-blogdofischer.blogspot.com/

4 comentários :

Anônimo disse...

Confundiram crônica com artigo. Suspeito que publicaram sem autorização do autor. Se confirmada minha suspeita, caberia ao dono da crônica - diante do esculacho público - ingressar com ação por danos morais e materiais e uso indevido de propriedade intelectual contra o jornal e o dono da empresa. É ação ganha!!! Dindin no bolso!!!

Nanda disse...

Bulga, eu também fiquei curiosa para ler o artigo. Chego lá, não tem nada demais! Uma crônica realmente gostosa de ler...

E depois me deparo com o comentário de que a jornalista responsável pela página é minha querida amiga Tarcila. Aí me doeu, me deu realmente uma raiva do infeliz que escreveu esse maldito comunicado! rsrs...

Sinceramente, achei grosseiro e tosco o comentário. Muito mais do que as palavras "chulas", que ele relata. MUITO TOSCO!

beijo

Anônimo disse...

nos estados unidos, o presidente da república pode usar publicamente uma palavra chula (eles diriam dirty word) para definir alguém.

aqui, a inocente metáfora do rogério gera tudo isso.

reginaldo

josé roberto balestra disse...

Bulgarçon, pelo mesmo motivo acabei lendo a gostosa crõnica do Rogério Fischer. Maravilhosa! E não vi nada que justificasse o tal "Comunicado" pueril e puritano

Aliás, essa atitude do jornal "Hoje" me fez lembrar aquela do sujeito que, depois de flagrado pelo marido com a mulher dele, recebeu uma faca na macha bunda. E o advertiu: - Agora, seu garanhão de merda, vá dar parte pro delegado!

O sujeito até foi... - era preciso sair dali rápido! - mas no caminho, pensou, pensou.. e decidiu:
- É melhor deixar assim mesmo. Essa furadinha sara logo e até que não é nada... mas baixar as calças pra mostrar o estrago pro delegado, depois pro doutor do IML, pro escrivão, pr'esse povo todo... é bem pior, né?

Pois então. Ficasse quieto o jornal, e o assunto morria por inanição... Mas futucou, e aí quem ganhou fomos nós leitores do Rogério Fischer.

Parabéns pelo belo post! abs