NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, setembro 24, 2009

Censura?


Nem cheguei a ver. A Ana gostou. Eu achei que está havendo muito barulho à toa. E agora foi retirado do ar o comercial das Havaianas em que uma vovó sugere que a neta faça sexo com um ator, o Cauã Reymond. Os telespectadores não gostaram e o comercial foi retirado do ar. O Conar - orgão que controla a propaganda na TV - abriu um processo. A mesma velhinha, a atríz Lucia Berta, gravou outro filme como contraponto a "censura".

Um comentário :

josé roberto balestra disse...

É, meu amigo Bulgarçon, tiraram do ar porque ainda se teimam viver hipocrisias.

Assisti ao vídeo aqui, e não vi nada que atingisse a alardeada "moral e os bons costumes" ou a falta de respeito familiar.

Até acho que a produção poderia ter sido mais criativa, fazendo um texto com resposta indireta, do tipo:

"... -¿Quem falou em casamento? - diria a vovó, olhando firme e sorrindo marotamente para a netinha linda.

.................

- Vó, ...¿você não 'tá pensando...?

Com um sorrisinho picante, a vovó arrremataria:

- Tô sim, porquê?"

Bulga, não sou publicitário, e nem vi a nova versão da propaganda, mas há muitos anos assisti a uma palestra do Roberto Dualibi (DPZ), e aprendi muito... Até hoje, mesmo na advocacia, o tema da palestra (e do livro) tem tido serventia plena...

Tenho o livro da época, escrito por Roberto Duailibi e Harru Simonsen Jr: "Criatividade & Marketing" – Criatividade: a formulação de alternativas de marketing. (Contém uma régua heurística com colunas de fatores “combináveis” para gerar alternativas)

É claro, hoje o livro já está superado, mas não totalmente, porque os fundamentos da criatividade estão lá. Por exemplo, lá os autores fazem uma pergunta que muito me marcou:

“- O que fez com que o hot dog fosse vendido aso milhões no mundo inteiro? A explicação mais simples talvez seja a verdadeira: é porque ele é gostoso.”

Ao final do livro há uma advertência originalíssima até hoje:

“ESTE LIVRO NÃO TEM UM FINAL. A PARTIR DAQUI, O PROBLEMA É SEU.

Mas voltando á vaca fria do comercial da sandália, a censura branca realmente se fez integral!

Mas o tempo não para... uma hora a coisa aclara.

abs