NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, setembro 17, 2009

O Inferno de Ponta Cabeça


(Por Elton Telles) Continuando a série dedicada aos Filmes Catástrofes, comentaremos a tragédia marítima “O Destino de Poseidon” (1972), de Ronald Neame. O Cinema Falado é apresentado por Thiago Ramari, Marcelo Bulgarelli e Elton Telles, e vai ao ar, ao vivo, nesta sexta-feira (18/09), às 21h, com reprise no domingo, às 18h.
Na véspera do ano novo, com centenas de passageiros a bordo, o transatlântico S.S. Poseidon atravessa o oceano para chegar ao continente europeu, seu destino final. Passageiros e tripulantes são surpreendidos quando uma onda gigantesca atinge o navio e acaba virando-o de cabeça para baixo. Restam poucos sobreviventes e alguns deles formam um grupo, liderado pelo reverendo Scott (Hackman), que acredita terem de alcançar o casco do navio para continuarem vivos. Assim, passam a “escalar” o Poseidon, enfrentando grandes desafios em busca da sobrevivência
O filme conta com um elenco de ouro, algo que é bem comum nos filmes do gênero “disaster movie”. Cinco atores que compõem o elenco de “O Destino de Poseidon” já faturaram uma estatueta no Oscar. São eles: Gene Hackman, Ernest Borgnine, Shelley Winters, Jack Albertson e Red Buttons. Assim como em “Aeroporto”, o filme dedica boa parte do tempo para definir seus personagens, que, no decorrer do filme, são colocados em situações de extremo risco – entrar em compartimentos perigosos, escalar cômodos de estrutura duvidosa e atravessar salas sobre uma corda.
Algumas pessoas afirmam que o filme é o verdadeiro precursor do gênero “disaster movie” pelo grau de suspense e tensão provocados durante todo o filme, e enaltecidos pela fotografia crua e a trilha sonora de John Williams. Isso é relativo. Porém, não se pode negar que “O Destino de Poseidon” é um grande clássico dos filmes de ação, e é a prova viva de que se pode criar uma atmosfera apavorante sem utilizar grandes recursos tecnológicos, como os filmes atuais fazem de forma exacerbada.
TÍTULO: O DESTINO DE POSEIDON
TÍTULO ORIGINAL: THE POSEIDON ADVENTURE
ANO: 1972
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: RONALD NEAME
ROTEIRO: STIRLING SILLIPHANT E WENDELL MAYES
ELENCO: GENE HACKMAN, ERNEST BORGNINE, SHELLEY WINTERS, JACK ALBERTSON
RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/
Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :