NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, setembro 03, 2009

Pânico nas Alturas


  (Elton Telles) Em setembro, o Cinema Falado vai ser um verdadeiro desastre! Isso porque iniciamos a série Filmes Catástrofes, cujo título é autoexplicativo: comentaremos filmes mergulhados em algum ambiente de calamidade – meteoros invadindo a Terra, acidentes envolvendo meios de locomoção, fenômenos naturais e falta de sorte, por que não? Agindo cronologicamente, o filme que inaugura essa nova série é o clássico “Aeroporto” (1970), de George Seaton e Henry Hathaway, que, curiosamente, também é o precursor do gênero “disaster movie” no cinema. O programa é apresentado por Thiago Ramari, Marcelo Bulgarelli e Elton Telles, e vai ao ar, ao vivo, às 21h, com reprise no sábado, às 18h.
Baseado no romance de Arthur Hailey, o filme conta a história de vários personagens que se encontram em um aeroporto de Chicago, nos Estados Unidos. A noite cai e com ela chega uma violenta tempestade de neve, e o responsável pela administração do aeroporto, Mel Bakersfeld (Lancaster), tenta manter o local aberto para continuar com os vôos em despeito do mau tempo, além de acompanhar o andamento do Boeing 707 em pleno ar, onde um psicopata estaria carregando uma bomba com o intuito de explodir o avião.
“Aeroporto” foi um grande sucesso nas bilheterias dos cinemas no começo da década de 1970. Isso se deve, dentre outros fatores, à alta tecnologia e as sofisticadas técnicas de filmagens e efeitos especiais para a época, sem contar a constelação de astros e estrelas que encabeçam o elenco do longa: Burt Lancaster, Dean Martin, Jacqueline Bisset, Maureen Stapleton etc. Porém, engana-se quem pensa que o filme simplesmente retrata a tragédia aérea. Seaton (diretor e roteirista) se aproxima do grande Robert Altman na questão de conduzir dezenas de atores em um único roteiro, e é inteligente por expor os problemas pessoais dos personagens, que acabam se tornando figuras tridimensionais e, consequentemente, mais interessantes.
O filme ainda conta com outras três sequências que tentaram pegar carona no sucesso do original, mas que acabaram não desfrutando do mesmo êxito: “Aeroporto 1975”, ”Aeroporto 1977”e “Aeroporto 1980 – O Concorde”. Indicado a 10 Oscars, vencedor na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para Helen Hayes – o alívio cômico de toda a tensão provocada – “Aeroporto” é um filme de ação diferente dos produzidos em Hollywood atualmente, não apenas na questão do avanço tecnológico e aperfeiçoamento dos efeitos especiais, mas também no que diz respeito à preocupação e desenvolvimento dos personagens.
TÍTULO: AEROPORTO
TÍTULO ORIGINAL: AIRPORT
ANO: 1970
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: GEORGE SEATON E HENRY HATHAWAY
ROTEIRO: GEORGE SEATON
ELENCO: BURT LANCASTER, DEAN MARTIN, JACQUELINE BISSET, MAUREEN STAPLETON
RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/
Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758
Posted by Picasa

Nenhum comentário :