Tive o prazer de reencontrar hoje o Raulzito, o grande fã de Raul Seixas em Maringá. Ele cantou hoje no programa Balanço Geral e gravou um VT para a Ric Record estadual. Abaixo, uma foto do Raulzito na época da entrevista que fiz com ele, para o Caderno D Sexta de O Diário, em 1997. A foto é do Nelson Jaca Pupim.
Ele não nasceu ‘há dez mil anos atrás’, mas bem que poderia. Chama-se Walter Farias, 30, mas podem chamá-Io de Raulzito. O maior fã de Raul Seixas da região faz um show neste sábado, às 23h30, no Sukiaki, justamente para homenagear o mago do rock, falecido no dia 21 de agosto de 1987.
Raulzito está há dez anos em Maringá e é muito conhecido pelas suas performances como cover de Raul. Em oito anos de carreira, já se apresentou em diversas cidades da região. Em Campo Mourão, cantou para uma platéia de oito mil pessoas no ano passado. Em Palmas, dez mil acompanharam as canções do "Maluco Beleza". No final apoteótico, quando todos cantavam "Sociedade Alternativa ", um senhor subiu ao palco com o filho de sete anos nas costas. Junto ao microfone, o menino cantou a letra na íntegra.
As músicas mais famosas serão tocadas durante o show. Muitas vezes ele já tentou cantar algo menos conhecido, mas nem sempre o público reagiu positivamente. Neste sábado, a surpresa será "Sapato 36", que fala sobre um conflito de gerações:
"Porque cargas d'água você acha que tem o direito de sufocar tudo aquilo que tenho no peito? Você só vai ter o respeito que quer, na realidade, no dia em que você souber respeitar a minha vontade".
De todas as músicas, "Tente Outra Vez" é a favorita de Raulzito: "Ela dá uma injeção de ânimo na moçada e a letra foi baseada na Bíblia". Segundo o cantor, existe. um paralelo na parte que Raul diz "Queira, basta ser sincero e desejar profundo; Você será capaz de sacudir o mundo". Na Bíblia, a passagem equivalente seria: "Se tua fé é do tamanho de um grão de mostarda, tu removerás o mundo ".
Raul Seixas sempre procurou a Bíblia como referência. "Trem das Sete" musica apocalíptica, também está entre aquelas da primeira fase do cantor, quando trabalhava com o esoterismo. Em "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", uma das grandes parcerias com o "mago" Paulo Coelho, também tem o seu lado místico. A versão oficial sobre a origem da música só pode ser compartilhada pelos fãs de carteirinha do compositor, a pedido da própria família de Raul. São segredos guardados pelos já "iniciados".
Parte do repertório conhecido é de músicas compostas antes de 1976, exatamente o ano de "Maluco Beleza" e que marcou o rompimento com Paulo Coelho. Raul faria, a partir daquele momento, músicas menos comprometidas com o misticismo enquanto Paulo Coelho, anos depois, descobriria que a famosa "pedra filosofal" era escrever livros para adolescentes e ficar milionário.
Raul Seixas já possuía fãs em todas as partes do país. Raulzito conta que hoje existem mais de 200 fã-clubes, o que um público muito superior
ao de Roberto Carfos. Mesmo não possuindo um fuscão 73, todos estão contentes.
O dia em que Raul morreu (parada cardíaca causada por pancreatite crônica), Raulzito ainda trabalhava numa sapataria. Uma cliente chegou e brincando, deu "os pêsames" à ele. Raulzito não entendeu. Afinal, aquele dia, 21 de agosto, era justamente a data de seu aniversário. Só então a cliente falou que Raul Seixas havia falecido. Raulzito, transtornado, pediu licença para não trabalhar mais naquele dia.
Walter, ou melhor, Raulzito, nasceu em Campina Grande, Paraíba, também num dia 21 de agosto. Naquele ano, 1967, também era lançado o primeiro disco de Raul Seixas. Coincidências à parte, Raulzito não mede esforços para homenagear aquele que ele considera "um ser adiante do seu tempo ", aquele que apontou caminhos alternativos,
que nos ensinou a perder o medo da chuva, o início, o fim e o meio. (Marcelo Bulgarelli – Caderno D Sexta – 22 agosto 1997)
Nenhum comentário :
Postar um comentário