NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quarta-feira, agosto 05, 2009

Bem vindos a bordo

 
 






Por Elton Telles
No mês de agosto, o Cinema Falado dá início a uma nova série: o Rock n’ roll no Cinema. Porém, não se trata apenas de produções que incluíram alguma música do gênero na trilha sonora ou convidou algum rockstar para fazer uma pontinha no longa. Os filmes selecionados presta uma homenagem a importantes bandas/ cantores que revolucionaram o cenário do rock e criaram diferentes vertentes ou subgêneros do estilo musical. Nesta sexta-feira (07/08), começamos com o famoso quarteto de Liverpool, os Beatles, protagonistas da animação “O Submarino Amarelo” (1968), de George Dunning. O programa é apresentado por Thiago Ramari, Marcello Bulgarelli e Elton Telles, e vai ao ar, ao vivo, às 21h, com reprise no domingo, às 18h.O início do filme mostra a colorida e feliz Pepperland, uma cidade localizada a 80 mil léguas submarinas, onde reina a paz, o amor e a música. No entanto, para a surpresa dos habitantes, a cidade passa a ser atacada pelos “Maldosos Azuis”, cujo objetivo é acabar com a harmonia que impera em Pepperland. Assim, eles passam a transformar a população em estátuas sem cores e extinguem os músicos que formam a banda Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, que trazia alegria ao lugar. É assim que o capitão Fred, morador na cidade, vai procurar ajuda externa e convoca John, Paul, George e Ringo, que a bordo de um submarino amarelo, passam por grandes aventuras até tentar acabar com os monstros que ameaçam a alegria da cidade.
O filme é considerado um clássico da animação pelo seu caráter amador e experimental. Enquanto os estúdios Walt Disney realizavam suas famosas animações com a mais sofisticada tecnologia da época, “O Submarino Amarelo” teve baixo orçamento, reunindo as técnicas alternativas dos desenhos e ilustrações da década de 1960. As “gravações” do filme foram, relativamente, conturbadas. Um dos motivos foi o desinteresse da banda, que não se preocuparam nem em dublar a si próprios no desenho e os desentendimentos do quarteto com o produtor musical George Martin, responsável pela trilha sonora instrumental. Após a conclusão do filme, os Beatles se arrependeram de não terem gravado as vozes, mas fizeram uma curta aparição – em carne e osso – nos últimos minutos de projeção.
O filme ainda mistura vários elementos da cultura dos anos 60, num roteiro que prima pelo surreal, mas que, às vezes, ganha sentido quando é amparado pelas canções apresentadas durante o filme, como “Nowhere Man” e “All You Need is Love”. Obrigatório aos fãs da banda, uma relíquia audiovisual e precursor também do videoclipe, “O Submarino Amarelo” leva o espectador a uma colorida e psicodélica jornada, em que a (boa) música é o combustível.
TÍTULO: O SUBMARINO AMARELO
TÍTULO ORIGINAL: YELLOW SUBMARINE
ANO: 1968
PAÍS DE ORIGEM: REINO UNIDO
DIREÇÃO: GEORGE DUNNING
ROTEIRO: LEE MINOFF, AL BRODAX, JACK MENDELSOHN, ERICH SEGAL E ROGER MCGOUGH, BASEADO NA CANÇÃO "YELLOW SUBMARINE", ESCRITA POR JOHN LENNON E PAUL MCCARTNEY
ELENCO: VOZES DE PAUL ANGELS, JOHN CLIVE E OS BEATLES

RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/
Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758
Posted by Picasa

Nenhum comentário :