NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, agosto 18, 2009

Amor Autodestrutivo



(Elton Telles) A origem do Rock n’ roll não tem uma data precisa, mas sabe-se que foi nos Estados Unidos durante a década de 1950, período em que grandes nomes da música como Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard, entre outros, lançaram singles de sucesso, influenciados por várias vertentes musicais, tais como o country, o blues e o gospel. No entanto, “rock” é um termo muito amplo para enquadrar determinada banda. Nesses quase 60 anos, o rock se reconfigurou e deu origem a diversos subgêneros, que enriqueceram ainda mais o cenário musical. Um deles é o punk, movimento cultural considerado “rebelde” pelo caráter anarquista e letras que exaltam a revolução política. No Cinema Falado desta semana, comentaremos sobre os Sex Pistols, uma das bandas precursoras do Punk rock, e o filme “Sid e Nancy – O Amor Mata” (1986), de Alex Cox. O programa vai ao ar nesta sexta-feira (21/08), ao vivo, às 21h, com horário alternativo no domingo, às 18h.
O roteiro do filme é baseado na conturbada relação amorosa entre o baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, e uma ex-dançarina groupie, a americana Nancy Spungen. Viciados em heroína e praticantes da autoflagelação, o casal ficou conhecido tanto pelo histórico de brigas e envolvimento com drogas como pelo trágico final que teve a relação.
O diretor Alex Cox fez uma boa constituição da história, mas ganha créditos principalmente pela recriação do cenário punk com pitadas de romance, que não se torna artificial e piegas em nenhum momento do filme. Isso também se dá graças às atuações perfeitas dos personagens-títulos. Gary Oldman interpreta um recatado Sid Vicious no início, mas que, logo após ser apresentado às drogas e conhecer Nancy, entra em um estado crônico de degradação física – e o roteiro é inteligente por não tentar buscar um aprofundamento na personalidade do baixista, e sim, manter uma “aura de mistério” sobre o músico, como foi durante seu curto período de fama. Já Chloe Webb vai muito além da maquiagem, e compõe Nancy como uma mulher impulsiva e dependente, que só encontra mesmo a segurança devida quando está com Sid Vicious – e, claro, algumas seringas.
“Sid e Nancy – O Amor Mata” pode ser facilmente classificado como um filme de romance. No entanto, se diferencia da esmagadora maioria porque foge das convenções do gênero e nos apresenta a um casal atípico, mas que compartilham o mesmo sentimento. Embora o uso de substâncias ilícitas tenha se sobreposto no relacionamento de Sid e Nancy, é inegável, e o filme mostra isso nos detalhes, que o amor que sentiam um pelo o outro era genuíno.
TÍTULO: SID E NANCY - O AMOR MATA
TÍTULO ORIGINAL: SID AND NANCY
ANO: 1986
PAÍS DE ORIGEM: REINO UNIDO
DIREÇÃO: ALEX COX
ROTEIRO: ALEX COX E ABBE WOOL
ELENCO: GARY OLDMAN, CHLOE WEBB, JOHN LYDON E COURTNEY LOVE


RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/

Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758
Posted by Picasa

Nenhum comentário :