NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, dezembro 08, 2025

O Agente Secreto

 Um thriller político de 2025 com 99% de aprovação no Rotten Tomatoes pode ser o melhor filme do ano.



POR PAULI POISUO   (via SlashFilm)

O mundo está cheio de filmes fantásticos que poucas pessoas viram, e cada vez mais filmes de qualidade desaparecem no limbo das joias esquecidas. Para salvar um dos melhores filmes de 2025 dessa pilha, permitam-me dedicar um momento para elogiar o incrível thriller "O Agente Secreto", do roteirista e diretor Kleber Mendonça Filho ( também responsável por "Bacurau", um dos faroestes mais estranhos que você já viu ). 

O filme é presença constante em diversas listas de "melhores do ano", além de ser a escolha do Brasil para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026 — sem mencionar o fato de ser um dos grandes favoritos a levar a estatueta para casa. Embora ainda não seja muito conhecido pelo público americano, "O Agente Secreto" já provou seu valor inúmeras vezes. Mendonça Filho foi eleito Melhor Diretor no Festival de Cannes de 2025, com o astro Wagner Moura ("Narcos") também levando o prêmio de Melhor Ator e o filme conquistando o Prêmio FIPRESCI. 



"O Agente Secreto" também recebeu aclamação da crítica, com uma pontuação quase perfeita de 99% no Tomatometer do Rotten Tomatoes. Em outras palavras, há uma boa chance de estarmos testemunhando o nascimento de um clássico — um filme com um pedigree que lhe confere um forte argumento para ser considerado o melhor filme do ano. 

Diversos dos melhores thrillers políticos  e  filmes de espionagem de todos os tempos  se inspiram em eventos reais de grande escala, como a Guerra Fria. Embora aparentemente trate tanto de política quanto de espionagem, "O Agente Secreto" evita em grande parte as armadilhas de ambos os gêneros e se concentra em um período muito específico e turbulento em um país muito específico — a saber, a ditadura militar brasileira, que durou de 1964 a 1985 e envolveu graves violações dos direitos políticos e humanos dos cidadãos. 

Ambientado em 1977, "O Agente Secreto" nos transporta para um momento em que esse período já devastou as pessoas por anos, mas ainda não há fim à vista. O foco principal é um professor chamado Armando (Moura), cuja missão misteriosa e inimigos poderosos formam um núcleo cativante — um ponto sensível de aparência gentil, porém vulnerável, em meio ao caos. No entanto, a verdadeira estrela do filme é o próprio caos. "O Agente Secreto" apresenta refugiados, assassinos de aluguel desesperados e pessoas justificadamente paranoicas que tentam (e geralmente falham) sobreviver em um mundo onde vidas humanas valem menos que nada. 

camisa da Chico Rei


O resultado final é uma descrição fascinante de um período turbulento e insensato da história, do qual poucas pessoas fora da América do Sul têm muito conhecimento. Ao adicionar toques de surrealismo e permitir que a história se desenrole em seu próprio ritmo — e até mesmo se recusando a detalhar alguns dos eventos brutais e estarrecedores que retrata — "O Agente Secreto" se eleva acima dos thrillers comuns. Não é tanto um filme, mas sim um vislumbre de memórias febris de uma época muito ruim da história, o que o torna ainda mais cativante. 




Nenhum comentário :