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quarta-feira, dezembro 17, 2025

Scenas e Comédias (1928)

 

    • Celina Azevedo (assinatura "C.A.") publica em 1928 uma coletânea de peças teatrais baseadas em vivências no interior paulista ("gente simples da vóça").

    • A linguagem reflete o português pré-acordo ortográfico (ex: "annos", "litteraria", "theatrales").

    • As scenas e comedias que aqui foram reunidas,  
      tiveram sua origem na observação diária e constante  
      de alguns annos passados no interior de São Paulo,  
      entre a gente simples da vóça.  
      
      Não fosse a bondosa insistência de amigos, que as  
      viram representadas por amadores na Capital Federal,  
      não nos abalançaríamos a publicar estas pequenas pe-  
      ças theatrales, cheias de simplicidade e feitas sem qual-  
      quer intuito ou preocupação litteraria.  
      
      Esta, a única razão de ser das presentes paginas.  
      1928.  



  1. Editora:

    • Melhoramentos de São Paulo, fundada em 1915, foi crucial na difusão literária brasileira. A menção a "Weiszflog Irmãos" refere-se à gráfica associada, ativa desde o século XIX.

  2. Teatro como Ação Social:

    • Todas as peças foram encenadas em benefício de instituições de caridade (orfanatos, pobres, obras religiosas), revelando o papel do teatro amador como ferramenta de solidariedade no Brasil dos anos 1920.

Peculiaridades das Peças

  • Temas Regionalistas:
    Foco em cenas rurais paulistas ("Casório do Neco", "Antes da Reza"), antecipando tendências do modernismo regionalista.

  • Estrutura:
    Peças curtas (1 ou 2 atos), compatíveis com encenações amadoras.

Paratextos Significativos

  1. Prefácio (Arquivo 2):

    • A autora minimiza sua obra ("sem intuito litterario"), típico de escritoras da época (modéstia como convenção social).

    • Revela que a publicação só ocorreu por insistência de amigos após encenações no Rio.

  2. Encenações:

    • Locais de prestígio como Cine-Theatro Glória (inaugurado em 1913) e Instituto Nacional de Música (atual UFRJ-Música), indicando alcance cultural.

    • Datas concentradas em 1926-1928, período de efervescência cultural pré-Revolução de 1930.

Valor Documental

  • Registro de Dialetos: Expressões como "vóça" (roça) documentam falares caipiras paulistas.

  • Cultura Material: Menções a instituições (ex: "Obra dos Tabernáculos") revelam práticas religiosas/assistenciais da época.


A obra de Celina Azevedo é um documento histórico do teatro amador brasileiro pós-Belle Époque, evidenciando:

  1. A transição entre cultura oral rural e registros literários urbanos.

  2. O uso do teatro para fins filantrópicos.

  3. A participação feminina na cena cultural paulista pré-modernismo.

Curiosidade: O Cine-Theatro Glória (RJ), onde duas peças foram encenadas, existe até hoje como centro cultural

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