sábado, maio 21, 2016

The Stylistics

Título original: The Stylistics lembra velhos tempos
Data: 16/Jun/97
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editoria: Ilustrada

Ah, os velhos tempos... Iniciando o projeto "Motown's in the Town" (Motown na Cidade), do Bourbon Street Music Club, The Stylistics canta antigos sucessos.
Ele, que já foi considerado o melhor grupo vocal dos anos 70, veio com a formação original: Herb Murrel, Arrion Love e Russel Thompkins, que, nos seus mais de 50 anos, ainda mantém o inacreditável falsete.

Você não se lembra do The Stylistics, que começou no soul, mas se firmou na era "disco"? Então lá vai: "You are everything, and everything is you..." (repete).

O show seguiu o tradicional roteiro que identifica shows da música negra norte-americana. Uma banda de garotos abre, tocando duas músicas instrumentais para aquecer as palhetas, afinar os instrumentos e repassar o som.
Em seguida, uma vinheta curta faz um apanhado dos maiores sucessos do grupo, como "Break Up to Me" e "You Make Me Fell Brand New".

Entram os três "Stylistics" de terninho preto. Seguem um roteiro cronológico, com aquela coreografia "blackteen" que marcou a geração Motown (gravadora de música negra que lançou a nata da música pop norte-americana, como Stevie Wonder, Marvin Gaye, Michael Jackson e outros).
A coreografia é um show à parte. Ela "interpreta" com estilo as canções, todas românticas, abrindo a semana do Dia dos Namorados.
A letra diz "eu tentei telefonar", e eles colocam a mão no ouvido, imitando um telefone. Dão rodopios e estalam os dedos.
É como uma linguagem de sinais para deficientes auditivos, misturado ao balanço da "black music".
Na segunda música, cantam "Something Never Changes", que, no contexto, poderia ser traduzida como "As Coisas Nunca Mudam". The Stylistics está de volta. Um de seus maiores sucessos, "Betcha by Golly Wow!", acaba de ser regravado por Prince ("Emancipation").
O grupo, que nasceu num colégio da Filadelphia cantando soul e que, já no primeiro disco, "You're a Big Girl Now" (1970), entrou para as paradas de sucesso, voltou ao estúdio para gravar um novo disco, cujo nome não poderia ser outro: "Love Talks" (Conversas de Amor).

Stylistics reacende paixões dos 70
Data: 11/Jun/97
Autor: Denise Mota

Mantendo o estilo -criado na Filadélfia no final da década de 60-, Russel Thompkins Jr., Herb Murrell e Arrion Love, impermeáveis a qualquer modismo, mantêm a gravata-borboleta, o rhythm n'blues característico e a interpretação em uníssono de canções de amor.
O trio, formado em 1968, ficou famoso após o lançamento do primeiro disco, "You're a Big Girl Now", em 1971.
"Acho que nos mantemos atuantes, e do jeito como sempre fomos, porque o romance está presente todo o tempo, não importa a época", afirma Russel Thompkins Jr., líder do grupo.
Longe de mudar, o Stylistics ganhou seguidores. Em negociações para iniciar a gravação de um novo álbum a partir de agosto, o trio teve a música "Betcha by Golly Wow!" regravada pelo cantor anteriormente conhecido por Prince, no disco "Emancipation".
Bom gosto
No show que fazem na cidade, o Stylistics apresenta velhas músicas, como "You Make me Feel Brand New" e "You're Everything" -hits que ocuparam assiduamente os bailes do mundo inteiro nos anos 70-, e também canta novas canções, "que serão reveladas no palco", de acordo com Thompkins. "Mas podem esperar, faremos o melhor show possível", diz.

 Copyright © 1994-1999 Empresa Folha da Manhã S/A

Nenhum comentário :