O TERCEIRO HOMEM
de Carol Reed
"Fiquei encantado com o filme pelo seu romantismo, pelo toque de
suspense e por sua belíssima música, que consigo cantarolar até hoje."
Antoninho Rapassi é promotor de arte
APOCALYPSE NOW
de
Francis Ford Coppola
"O
que mais me encanta nele é essa poetização das situações-limites do homem. Não
é um filme de recado, é um filme trágico, mórbido. O inconsciente coletivo
norte-americano está todo ali. Tem uma força telúrica que extrapola todos os
discursos sobre a guerra."
Sylvio
Back é cineasta
: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
de
Peter Weir
"Este
filme mudou minha maneira de encarar o cinema. Na verdade, chorei
compulsivamente todas as vezes que o vi. Depois dele, me emociono mais
facilmente com um filme."
Leoni
é cantor e compositor
O ILUSIONISTA
de
Jos Stelling
"É
um filme que faz um clown moderno, que trabalha com a linguagem clownsesca que
eu adoro tanto no teatro como no cinema. Depois de Chaplin, é o que melhor
enfoca essa linguagem no cinema."
Claudia
Schapira é atriz
E LA NAVE VA
de
Federico Fellini
"Não
sei se é o filme da minha vida, mas esse filme é demais. Adoro entrar no cinema
e ter surpresas do começo ao fim. Isso aconteceu quando vi 'Ran', do Kurosawa,
'Asas do Desejo', do Wim Wenders, e quando vi este filme do Fellini.
Ná
Ozzetti é cantora e compositora
LIMITE
de
Mário Peixoto
"Os
dois filmes que mais me marcaram foram 'Limite' e 'Tempos Modernos' (de
Chaplin). O ideal seria misturar, fazer um milk shake dos dois. A fotografia de
'Limite', as imagens do (diretor de fotografia) Edgar Brasil me deixaram
siderado por essa coisa da imagem brasileira. Foi o filme que me motivou a
fazer cinema."
Mário
Carneiro é pintor, diretor de fotografia e cineasta
FEIOS, SUJOS E MALVADOS
de
Ettore Scola
"Sou
fã de comédias italianas, acho que já vi quase todas. Mas esta é a melhor. O
Scola constrói o perfil dos personagens com uma precisão incrível, sem clichês
nem estereótipos. Não é recomendável para politicamente corretos."
Luciano
Kurban é produtor musical
A
CONVERSAÇÃO
de
Francis Ford Coppola
"Seguramente
o filme da minha vida é 'A Conversação'. Tinha uns 17 anos quando assisti pela
primeira vez. Era uma viagem muito forte pela solidão com imagens e ritmo muito
marcantes. Gene Hackman era um araponga que, quando ficava desesperado, tocava
sax. Isso mexeu comigo."
Maurício
Pereira é cantor, compositor e saxofonista
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
de
Glauber Rocha
"O
filme me tocou a fundo porque eu morava no Ceará, numa época de efervescência
política, e 'Deus e o Diabo' me revelou a criação do cinema dessa região e do
Brasil e o cinema como agente de mudanças. Sempre gostei também do cinema
poético de Pasolini (sobretudo 'Teorema') e Bresson (principalmente 'Diário de
um Pároco de Aldeia')."
José
Araújo é cineasta
CABARÉ
de
Bob Fosse
"Além
de o filme ter uma belíssima história, é um musical inesquecível, e admiro muito
a atriz e cantora Liza Minelli."
German
Lorca é fotógrafo
FAÇA A COISA CERTA
de
Spike Lee
"É
o menos pretensioso e o melhor dos filmes de Spike Lee. Tem uma temática de
tribos, de conflitos étnicos, que é o grande assunto deste nosso final do século,
um tema que aparece também em "O Ódio", de Kassovitz. Gosto
particularmente dos italianos do filme, Danny Aiello e John Turturro"
Beto
Brant é cineast
O PODEROSO CHEFÃO
O PODEROSO CHEFÃO
de
Francis Ford Coppola
"É
o que eu mais tenho namorado recentemente. É um dos filmes mais perfeitos em
matéria de roteiro, interpretação, direção de arte, fotografia, tudo. Gosto
muito também, claro, dos filmes de Lubitsch e de Max Ophuls."
Arthur
Fontes é cineasta
AS AMAZONAS DA LUA
de
Joe Dante, John Landis, Carl Gottlieb, Peter Horton e Robert K. Weiss
"Quando
vi, senti uma sintonia total com as coisas que eu faço. O próprio seriado das
mulheres-amazonas é genial, com aquelas amazonas louras, com lanças de cabo de
vassoura. Gosto também de 'Ed Wood', do Tim Burton, porque no cinema brasileiro
há uma psicose de ser o melhor e o cinema brasileiro deveria fazer os piores
filmes, quer dizer, os mais precários, os mais antropofágicos e
demenciais."
Ivan
Cardoso é cineasta
PARIS, TEXAS
de
Wim Wenders
"É
um filme que me emociona demais. Adoro a música do Ry Cooder. Sou fã do Sam
Sheppard e da linguagem do roteiro, de como as relações humanas podem se
deteriorar. Gosto da aridez da fotografia nos planos no deserto americano. Já
vi várias vezes e veria de novo."
Toni
Bellotto é guitarrista dos Titãs e escritor
LIMITE"
De
Mário Peixoto
"Limite",
ou o cinema-poesia levado às últimas consequências. O drama de Mário Peixoto é
que "Limite" é tão brilhante que, sozinho, abre e fecha um ciclo do
cinema brasileiro, não deixando seguidores, mas apenas admiradores. Já o
documentário que mais me marcou foi "O Homem de Aran", de Robert
Flaherty. É o simétrico de "Limite", a crença na possibilidade de o
homem se superar
Walter
Salles é diretor de cinema ("Terra Estrangeira")
"Acho
que é a experiência estética mais radical do cinema brasileiro. Tem uma
estrutura dramática aparentemente convencional que depois é deixada quase de
lado, enquanto a poesia passa a ocupar o primeiro plano. O filme provoca um
estado de suspensão semelhante ao provocado por 'O Ano Passado em Marienbad',
de Resnais."
Joel
Pizzini é cineasta
QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL
de
Mike Newell
"São
muitos os filmes que fizeram e desfizeram minha cabeça. Este, particularmente,
oferece boa dose de humor, no melhor estilo inglês. Para quem está cansado das
idiotices de trombadas, porradas e tiros, nada melhor."
Luiz
Fernando Furquim é publicitário
AMADEUS
de
Milos Forman
"É
o que me veio na cabeça agora. O filme mostra a diferença entre o gênio e o
talento; Mozart era um gênio, e os Salieri da vida estão por aí. Ele mostra
que, se a gente não é gênio, tem mais é que batalhar muito pra chegar onde
quer".
Moraes
Moreira é cantor e compositor
O PIANO
de
Jane Campion
"O
despojamento da personagem, que enfrenta tudo pela arte e pelo piano, me
sensibilizou muito. Vou lembrar deste filme o resto da minha vida."
Almir
Chediak é produtor musical
CHINATOWN
de
Roman Polanski
"É
um filme em que o mistério brota diretamente da mais comum venalidade, do sexo,
do dinheiro. É um filme em que tudo se entrelaça de um modo terrível. A última
fala -'It's OK, Jake; it's Chinatown'- é maravilhosa, mas eu nunca terminaria
um filme com essa espécie de profundo desespero e impenetrável cinismo. Há
ainda Jack Nicholson, perfeito, e John Huston em seu melhor momento, como uma
espécie de Mefisto."
Richard
Ford é escritor
TRILOGIA DAS CORES
de
Krzysztof Kieslowski
"A
trilogia 'A Liberdade É Azul', 'A Igualdade É Branca' e 'A Fraternidade É
Vermelha' (foto) traduz os momentos que vivemos no mundo de hoje, com muita
ação e emoção. Mesmo fazendo uma sequência de filmes, o diretor conseguiu
reunir conceitos sem perder o fio da meada."
Giselda
Pistelli é designer
DERSU
UZALA
de
Akira Kurosawa
"É
um filme emocionado e solidário com o ser humano, que fala da condição humana.
É uma obra-prima e não chateia o público.
Ferreira
Gullar é poeta
"Eu
adoro o Kurosawa. Vi uma cinco vezes esse filme, acho que é o que mais assisti
na vida. Outro é o 'Aguirre', do Werner Herzog."
Paulo
Lepetit é músico
MACUNAÍMA
de
Joaquim Pedro de Andrade
"É
um filme que abriu a minha cabeça, quando eu tinha 12 anos. Admiro a
irreverência com que ele coloca a questão de o que é a vida do brasileiro.
Apesar do subdesenvolvimento, o brasileiro ainda acredita que tudo vai dar
certo."
Fábio
Barreto é cineasta
BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDRÓIDES
de
Ridley Scott
"A
fotografia, o roteiro, os atores, a trilha sonora e a direção tornam o filme
fantástico. Destaco a produção bem-cuidada, que configurou todos os detalhes do
cenário."
Rudá
Duprat é empresário
FANNY E ALEXANDER
de
Ingmar Bergman
"É
muito poético, e a crueldade é mostrada nas sombras, não nua e crua. Mas é
exatamente como se vive em uma família comum."
Chico
Teixeira é cineasta
JANELA INDISCRETA
de
Alfred Hitchcock
"Gosto
por causa da indiscrição. A fotografia é linda."
Adriana
Calcanhoto é cantora
ROCCO E SEUS IRMÃOS
de
Luchino Visconti
"Visconti
retrata a situação humana e não só a condição humana. O que me impressiona é
que cada personagem da sua câmera parece ter saído da pena do
Dostoievsky."
Jorge
da Cunha Lima é presidente da TV Cultura
ACOSSADO
De
Jean-Luc Godard
"É
um filme que modificou a linguagem do cinema. Godard é o pai da cinematografia
moderna. Sem dúvida, é um fenômeno de fluidez narrativa".
Marcos
Magaldi é fotógrafo
SOLARIS
de
Andrei Tarkovski
"Tenho
uma ligação muito passional com esse filme, por sua concepção poética e seu
tratamento formal. Ele faz uma sondagem profunda das dimensões mais escuras do
subconsciente humano."
Nicolau
Sevcenko é historiador
ASSALTO AO TREM PAGADOR
de
Roberto Farias
"Esse
filme me marcou porque é o primeiro trabalho nacional que mostra um assalto em
todos os seus detalhes e que a gente só via acontecer em filmes
norte-americanos."
Martinho
da Vila é cantor e compositor
O BAILE
de
Ettore Scola
"É
impressionante como o diretor mostra os personagens, acentuando suas
características pessoais. Além disso, é um filme sutilmente político."
Cláudio
Feijó é fotógrafo
O PIANO
de
Jane Champion
"É
impressionante como Holly Hunter consegue passar tantas emoções sem falar uma
palavra. O filme fala com uma semsibilidade única do universo feminino, sem
cair nas armadilhas dos clichês".
Renata
Ceribelli é apresentadora do "Video Show", da Rede Globo
Um Corpo que Cai"
de
Alfred Hitchcock
"Antes
de tudo, adoro o trio Kim Novak, James Stewart e Alfred Hitchcock. E este filme
tem uma trama deliciosa, onde o amor vence qualquer obstáculo, mas não é para
ter um final feliz e sim para sacanear todo mundo"
Valéria
Sândalo é atriz e atua em "Felicidade É...
MEPHISTO
de
István Szabó
"Tenho
no mínimo meia dúzia de filmes para citar, acima de tudo no cinema brasileiro,
com sua bravura e resistência. Mas escolho 'Mephisto', que mexe demais comigo
por causa da Segunda Guerra Mundial. Sou descendente de alemães e de judeus e a
guerra teve reflexos dramáticos na minha família. Além disso, o filme em si é
grande."
Eva
Wilma é atriz
OS
DUELISTAS
de
Ridley Scott
"É
um filme fantástico sobre o bem e o mal. O Keith Carradine é o bonzinho e o
Harvey Keitel, o mau. Eles passam a vida toda duelando e nenhum consegue vencer
o outro. O filme é maravilhoso, tem uma iluminação mortal e uma direção
absurda."
Sérgio
Dias é músico e ex-integrante dos Mutantes
BLOW
UP
de
Michelangelo Antonioni
"Uma
coisa que me marcou muito foi o jogo da bola imaginária em 'Blow Up', que vi
quando era garota e nem era cantora ainda. A cena tem esse pé na imaginação, é
tão perfeita, me deixou fascinada. Mas não chega a ser o filme da minha vida.
Na verdade, acho que não tenho nenhum."
Baby
do Brasil (ex-Consuelo) é cantora
A
FESTA DE BABETTE
de
Gabriel Axel
"É
uma celebração, uma ode à delicadeza. A frase 'o artista nunca é pobre' faz uma
bela síntese do filme. Gosto muito também de
BODAS DE SANGUE
de
Carlos Saura
"É
difícil falar de um só. Aproveitando minha peça Àmor Bruxo', vou citar o 'Bodas
de Sangue'. O Saura consegue dizer tudo usando apenas a dança flamenca. O filme
se passa numa sala, sem falas. É bárbaro."
Guilherme
Leme é ator
CIDADÃO KANE
de
Orson Welles
"Escolho
esse filme por sua inventividade, densidade, temática e criatividade, que se
mantêm intactas até hoje. É uma fonte constante de inspiração para mim."
Francisco
Cesar Filho é cineasta
A
TESTEMUNHA
de
Peter Weir
"Eu
gosto de Harrison Ford. E a história acontece em uma parte do país em que eu
tenho raízes, a Pensilvânia."
Steve
Solot é vice-presidente sênior para a América Latina da Motion Picture
Association
MORANGO E CHOCOLATE
de
Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío
"Neste
momento, em que participo de uma peça sobre homossexualismo, meu filme
predileto é 'Morango e Chocolate'. O que mais bateu em mim não foi nem a
história, mas a relação de atores. Eles fazem muito bem. E a história também é
lindíssima."
Milhem
Cortaz é ator
LOLA
de
Jacques Demy
"É
uma história sobre o amor e, na época que eu assisti, a atriz Anouk Aimée me
fez a cabeça. Quase 30 anos depois, revi o filme e voltei a sentir a mesma
emoção
e a mesma sensação romântica".
Cristiano
Mascaro é fotógrafo
A
GENERAL
de
Buster Keaton
"Gosto
porque é bom cinema, pelo que significou no momento em que foi criado, pela
genialidade do Buster Keaton. A linguagem que ele desenvolve em seus filmes é
maravilhosa."
Márcio
Aurélio é diretor teatral
PERDAS
E DANOS
de
Louis Malle
"Gosto
do filme por causa da atriz Juliette Binoche, mulher em que me espelho
fisicamente. Tenho por ela uma grande admiração e a considero uma excelente
artista."
Cecilia
Neve é decoradora
REBECA
de
Alfred Hitchcock
"Assisti
com meu pai, quando tinha nove anos. Jamais me esqueci de Rebeca -uma mulher
que seduz e amedronta- e dos que com ela conviveram, em especial a governanta.
Em 1978, o filme serviu de base para uma grande novela brasileira, À
Sucessora', também inesquecível."
Mauro
Alencar é especialista em novelas e é professor da Oficina de Atores da Globo
PERDIDOS NA NOITE
de
John Schlesinger
"Os
atores -Dustin Hoffman e Jon Voight- têm um trabalho genial. Além disso, o
filme mostra uma relação de amizade muito emocionante. A trilha sonora é
maravilhosa."
Cássio
Scapin é ator
O BAILE
de Ettore Scola
de Ettore Scola
"Este
filme é completamente ousado. Ele e 'Medéia', de Pasolini, conseguem dizer tudo
através da mudez."
Edson
Cordeiro é cantor
CIDADÃO KANE
de
Orson Welles
"É
um clássico. Orson Welles é bom ator e bom diretor. Muitos diretores se ligaram
neste filme. É um marco, um filme para cineasta. Também gosto de grandes
produções, tipo 'Lawrence da Arábia'.
Tim
Maia é cantor e compositor
NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO
de
Ettore Scola
"Gosto
muito do cinema italiano, especialmente do cinema do Scola. Acho que o filme
que mais sintetiza a obra dele é 'Nós que nos Amávamos Tanto'. Vi duas vezes e
vivo procurando em videolocadoras, mas não tem em lugar nenhum."
Washington
Olivetto é publicitário
A
ROSA PÚRPURA DO CAIRO
De
Woody Allen
É o
filme com o qual mais me identifico. É o que me transmite melhor o ideal de
felicidade, que é como vejo o cinema. E isso Woody Allen fez com perfeição.
Silvio
de Abreu é autor de telenovelas
ERA UMA VEZ NA AMÉRICA
de
Sérgio Leone
"Tem
magia, emoção, fala dos migrantes e da sua 'conquista da América'. Além disso
tem aventura, sonho. Gosto muito da música de Enio Morricone."
João
Bosco é cantor e compositor
O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE?
Robert
Aldrich
"Gosto
deste filme porque mostra o encontro de atores muito bons. Isto acabou
transformando um filme B em um grande sucesso."
Maurício
Branco é ator
O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
William
Wyler
'Àcho
uma beleza. Foi um filme que me marcou muito na minha juventude e um dos poucos
que me fez chorar muito."
Diogo
Pacheco é maestro
NÃO AMARÁS
de
Krzystof Kieslowski
"É
como se fosse a minha história. Há uma identificação plena, total e absoluta.
Acho que ele (o Kieslowski) dá uma solução, um caminho para os problemas do
mundo dos relacionamentos. Ele mostra que o encontro é possível. Esse é o
grande processo do homem."
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
De
Frank Capra
"Capra
deixou um manifesto humanista incomparável, embora minha relação com o filme
seja de amor e ódio. Durante muito tempo, não suportava seus clichês. Se fosse
pelo aspecto puramente cinematográfico, votaria em 'Pacto Sinistro', de Hitchcock.
Mas, pelo aspecto sentimental, fico com Capra".
Whit
Stillman é diretor de "Barcelona
INTOLERÂNCIA
de
David W. Griffith
"É
o grande capítulo de inauguração das novas conquistas de linguagem
cinematográfica. Tinha oito horas de duração e foi exibido mutilado, assim como
meu outro preferido, 'Ouro e Maldição', do Eric Von Stroheim, que foi
assistente do Griffith. Quanto a este, talvez seja o mais bem dirigido, da
grande fase do cinema ainda mudo."
Rogério
Sganzerla é cineasta
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