NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, maio 26, 2016

O Manequinho

Manequinho é o nome popular de uma estátua que está situada no Rio de Janeiro, em frente à sede do clube Botafogo de Futebol e Regatas. Representa um menino urinando e foi inspirada pelo Manneken Pis, que enfeita uma esquina de Bruxelas, na Bélgica.
 Em 2002 a estátua foi tombada como patrimônio pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
 Com 1 metro de altura, a estátua foi esculpida, originalmente, em 1908, por Belmiro de Almeida, e esteve instalada na Praça Floriano, no Rio de Janeiro, até 1927, quando foi transferida, por ser considerada uma afronta aos bons costumes, para a praia de Botafogo, próximo à sede do Mourisco do então Clube de Regatas Botafogo.
A imagem passou a ser relacionada ao alvinegro no Campeonato Carioca de 1957, quando um torcedor vestiu a estátua com a camisa do Botafogo. A partir daí, torcedores consideram-na como mascote e toda vez que o Botafogo é campeão a estátua é vestida novamente.
Contudo, em 1990, a estátua foi roubada e destruída. Uma nova estátua foi então executada pela fundição de Amadeu Zani, a partir do molde original de Belmiro de Almeida, e instalada em 1993. . Em 1994, o Manequinho foi finalmente transferido para a praça em frente ao palacete de General Severiano, retomado pelo clube naquele ano. (Fonte: Wikipedia)



Eu ao lado do Manequinho e em frente a sede do Botafogo. 

Nenhum comentário :