NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, outubro 05, 2009

A Noite dos Mortos-Vivos



(Por Elton Telles) Prosseguindo com a série “Halloween”, logicamente dedicada aos filmes de terror, o Cinema Falado desta sexta-feira (09/10) comenta um dos clássicos revolucionários deste gênero: “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), do mestre George A. Romero. O programa vai ao ar, ao vivo, às 21h, com horários alternativos no domingo às 18h; na segunda-feira, às 2h; na quarta-feira, às 3h e na sexta-feira, às 5h.
Introduzindo os “zumbis agressivos” ao cinema, o filme acompanha um grupo de pessoas isoladas em uma casa de fazenda abandonada, cercada por zumbis insistentes e com insaciável apetite por carne humana. Lutando contra os assédios dos mortos-vivos, os refugiados descobrem, por meio de transmissões de rádio e TV, que um meteorito radioativo trouxe os mortos de volta à vida.
O diretor George A. Romero rompe com as convenções góticas dos filmes de horror da época e define um novo padrão para o gênero, apresentando um tom mais seco e realista, quase documental. A partir dessa receita, transformou “A Noite dos Mortos-Vivos” em um dos mais celebrados filmes de terror de todos os tempos, servindo como base para um dos maiores videoclipes da história (“Thriller”, do recém-falecido Michael Jackson), além de originar outras cinco “sequências”, que formam a cultuada “série dos zumbis”: “Zombie – O Despertar dos Mortos” (1979); “O Dia dos Mortos” (1985); “Terra dos Mortos” (2005), “Diary of the Dead” e “Survival of the Dead” (2009) – os dois últimos sem previsão de estreia no Brasil.
Comparado com filmes posteriores que retratem o mesmo tema, este é econômico em sua escatologia, mas é rico em críticas sociais. “A Noite dos Mortos-Vivos” é o primeiro filme de terror que traz um protagonista negro (coincidentemente no mesmo ano do assassinato de Martin Luther King) e discute implicitamente o racismo, o papel influente dos meios de comunicação na sociedade, a ruptura familiar, dentre outros assuntos que preocupam a sociedade até hoje.

TÍTULO: A NOITE DOS MORTOS-VIVOS
TÍTULO ORIGINAL: NIGHT OF THE LIVING DEAD
ANO: 1968
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: GEORGE A. ROMERO
ROTEIRO: GEORGE A. ROMERO E JOHN A. RUSSO
ELENCO: DUANE JONES, JUDITH O'DEA, KARL HARDMAN E MARILYN EASTMAN
RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3
O programa pode ainda ser ouvido, no horário da tranmissão, através do site http://www.radiocesumar.com.br/
Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367
e-mail: cinemafalado@gmail.com / atendimento@radiocesumar.com.br
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :