NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, outubro 12, 2009

Feliz Dia das Crianças!


Sideral (tema do Capitão Aza)
Compositores: Durval Ferreira, Tibério Gaspar E Wangir Granthon

Comandando uma astronave
Rasgando o céu
Vou pisando em estrelas, constelações
Deixo longe o mundo aflito e a bomba H
Corpo livre no infinito eu vou
Na estrada do sol.

Traço rumo do meus passos na solidão
Ganho espaços nas revistas, televisões
Mas os homens se destroem
Nas guerras vãs
E vão no pó dos sonhos, ah
Em nome do amor

Colorindo o vermelho
Este céu azul
Minha nave é um espelho
Rebrilha o sol
Pela trilha da esperança
Cantando o amor e a paz
Eu vou cantando o amor e a paz

Pelo menos eu tenho algo em comum com a Xuxa: somos fãs do Capitão AZA, personagem criado em 1966 em plena ditadura militar. Era uma homenagem a um falecido herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, o capitão aviador Adalberto Azambuja, que era conhecido como AZA entre os aviadores. Ironicamente, entre seus criadores estavam Vianinha e Paulo Pontes, dois grandes dramaturgos que sofreriam\muito com a censura da época.
O Capitão AZA era interpretado pelo ator e policial civil Wilson Vianna. Foi criado para tentar superar o programa concorrente da Rede Globo, Capitão Furacão. E se deu bem, pois eu não me lembro dessa tal Capitão Furacão. Gostava de dar conselhos para as crianças, uma espécie de palhaço Carequinha espacial. O programa durou 13 anos.  Entre as atrações, Speed Racer, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Namor e Homem Aranha. E ainda a turma do "Supermarionation" (marionetes) tais como, Thunderbirds, Capitão Escarlate, Joe 90 e Stingray. Desses, eu só não tenho em vídeo o Stingray.
Lembro ainda da Pantera Cor de Rosa, Grump, Super Robin Hood, Mr. Magoo, Esper e Robô Gigante.  E não perdia o Batman (em cores!)  com Adam West.
Wilson Viana trabalhou até 1979. Estava sem receber salário há 10 meses. Era o início do fim da TV Tupi. Passou, então a se dedicar a Pousada  dele em Penedo, na  região serrana do Rio de Janeiro. Fez pontas em "Atrapalhando a Suate" de 1983 com Dedé, Mussum e Zacarias e "Os Trapalhões e o Mágico de Orós" de 1985 com Os Trapalhões e Xuxa. Era também maçom e membro da Academia de Cinema de Hollywood.
Morreu em 3 de Maio de 2003, com 75 anos, vítima de enfarte. Morreu? Morreu pra você, seu ingrato! Ele está vivo em nossos corações! Hehehe... 

Nenhum comentário :