NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, outubro 06, 2009

Mahattan

Cena de Manhattan, Woody Allen, 1979. Allen é o intelectual IKE, 42 anos, que está sentado ao lado da namorada Tracy, de apenas 17 e de um casal de amigos, Yale e Emily.
 
A câmera mostra o nome "Elaine's" pintado no vidro do restaurante e se movimenta para dentro, passa por fregueses que procuram seus lugares, passa pelas mesas cheias, barulhentas e enfumaçadas e chega à mesa de Isaac (Ike) Davis, onde ele está sentado com sua namorada, uma garota chamada 'Tracy, seu melhor amigo Yale Pollack, um intelectual, professor e crítico literário, e a mulher de Yale, Emily. Yale está no meio de uma apaixonada discussão quando a câmera se aproxima do seu rosto.
YALE. Eu acho que a essência da arte é fornecer os meios para o conhecimento da condição humana, te possibilitando perceber sentimentos que você não sabia que tinha.
IKE. Talento é uma coisa fortuita. Eu acho que o importante na vida é você ter coragem.
EMILY. (Para Tracy, cochichando) Eles discutem isso há vinte anos.
lKE. Vou te dar um exemplo. (Fala com os lábios apertados) Nós quatro estamos voltando para casa pela ponte (Respira fundo) e de repente avistamos uma pessoa se afogando no rio, nós teríamos a coragem, qual de nós teria a coragem de mergulhar nas águas geladas e salvar o cara?
YALE. Você se atira na água e salva o cara.
IKE. Aí é que está - essa é uma pergunta chave. Eu não sei nadar, então eu não preciso encarar essa.

Outros momentos inesquecíveis
"E uma gente complicada. Um pessoal que vive enfrentando dificuldades para fugir dos verdadeiros problemas da existência." (Isaac)

"Minha mulher era professora de jardim-de-infância, passou para as drogas, mudou-se para São Francisco e tornou-se uma homossexual lunática. " (Isaac)

"Eu finalmente tive um orgasmo, mas meu médico disse-me que é do tipo errado." (queixa-se a jovem e elegante senhora durante um coquetel)

"Nunca tive desse tipo. Mesmo meus piores foram do tipo certo." (Isaac)

"Ela tem 17 anos e eu, 42. Eu sou mais velho do que o pai dela. Você acredita nisso? Eu estou namorando uma garota de quem eu poderia ser pai." (Isaac)

"Estou namorando uma garota que . ainda faz lições de casa" (Isaac)

"Sou linda, inteligente, charmosa. O que há de errado comIgo?" (Mary)

"Você, hein? Sai com um homem casado para confirmar seus piores medos de que casamento e amor não valem nada." (Mary para uma amiga)

"Eles fizeram muitos estudos. Eu li em um dos periódicos psicanalíticos. Você não precisa de um macho. Isso significa que é muito melhor ter duas mães." (Mary) "Verdade?! Por isso costumo ver pouca gente sobreviver com uma mãe." (Isaac)

"Você cresceu com drogas e televisão. Confunde Rita Hayworth com Bete Davis, não conhece nada anterior a Paul McCartney e eu estou ficando careca, surdo do ouvido direito." (Isaac para Tracy)

"Deixar sua mulher?! Não entendo. Bem, acho que sou antiquado. Acho que as pessoas deveriam se acasalar para sempre, como os pombos ou os católicos." (Isaac)
Posted by Picasa

Nenhum comentário :