NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, março 12, 2009

"Palavra (En)cantada"

A dica é da Carol Rocha. E todos ficamos curiosos. No documentário "Palavra (En)cantada", a diretora carioca Helena Solberg ("Vida de menina") investiga a relação peculiar entre a poesia e a música popular no Brasil. O filme estreia em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. A cantora Maria Bethânia não vê uma fronteira tão rígida entre a poesia e as letras de música.
Chico Buarque, que dá uma das entrevistas mais longas do filme, rejeita sistematicamente o rótulo de "poeta" que vivem lhe aplicando, por conta da sofisticação de suas letras. No seu entender, ele é mesmo apenas um compositor.
O documentário conta com diversas imagens raras, algumas inéditas. É o caso de uma encenação de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto, num Teatro Universitário em Nancy (França). E também de uma apresentação de Dorival Caymmi nos anos 40, cantando e tocando ao violão sua famosa canção "O Mar".
Igualmente curiosa é uma entrevista de Caetano Veloso nos bastidores de um festival da TV Record, em 1967, logo depois da apresentação de sua canção "Alegria, Alegria". (texto de Neusa Barbosa, do Cineweb)

Nenhum comentário :