NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, março 30, 2009

Diploma sim, picaretagem não



Profissionais lutam para que a Corte Suprema não extinga obrigatoriedade de formação superior específica. Ou seja: se já temos picaretas mesmo com a obrigação do diploma, imagine sem...


Profissionais, estudantes e professores de Jornalismo, bem como trabalhadores de outras categorias, foram mobilizados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) para realizar amanhã, dia 31, um ato, às 11h, na Boca Maldita, em Curitiba, em defesa da formação superior específica para o exercício da profissão.
A manifestação acontece em articulação com a Fenaj e demais sindicatos de jornalistas do Brasil, que mobilizarão suas respectivas bases para defender o diploma, na véspera do julgamento do RE/511.961, pelo Supremo Tribunal Federal, que ameaça extinguir a necessidade de formação em curso universitário de Jornalismo para o exercício da profissão.
Em que pese o regramento estar completando 40 anos e contar com amplo apoio da sociedade brasileira (mais de 70% da população apoia o diploma), o julgamento do recurso extraordinário, se desfavorável à sociedade, pode significar o mergulho no amadorismo e na precarização tanto do nível da informação oferecida pela imprensa quanto das relações de trabalho nas empresas de comunicação.
Para mostrar o perigo da remoção deste pilar da regulamentação profissional, jornalistas em outras cidades do Estado vão também fazer alertas à população. Em Ponta Grossa, está previsto um ato em defesa do diploma, que começa às 10h, com uma palestra no curso de Jornalismo da UEPG e que continua com uma caminhada até o Centro da cidade, com panfletagem.
A Diretoria Regional do Sindijor em Foz do Iguaçu vai organizar também um ato às 18h, na Praça do Mitre, com a participação de profissionais e estudantes da UDC. Em União da Vitória, o curso de Jornalismo da Uniuv fará um ato a partir das 20h15 no pátio da faculdade, com distribuição de panfletos. Em Cascavel, acontece panfletagem, promovida pela Diretoria Regional do Sindijor, às 11h, em frente à catedral, na Avenida Brasil.
O quê: manifestação em defesa da manutenção da obrigatoriedade da formação superior específica para o exercício da profissão.
Quando: dia 31 de março de 2009, às 11h.
Onde: Boca Maldita (Avenida Luiz Xavier, Curitiba).

Mais informações com
Márcio Rodrigues, diretor de Defesa Corporativa do Sindijor - (41) 9134-0136.




Adir Nasser Junior
Assessor de Imprensa
Sindicato dos Jornalistas
Profissionais do Paraná
[41] 3224-9296, 9678-4554

Um comentário :

André disse...

A obrigatoriedade de diploma é algo totalmente ignorado em muitos jornais da região de Maringá, assim como em quase todas as emissoras de rádio e nas TVs que terceirizam programas "jornalísticos".
Temos hoje centenas de bons profissionais formados que estão desempregados. Enquanto isso pegamos o jornal, ligamos o rádio e a TV e vemos "apresentadores" e "repórteres" com apelidos ridículos que se acham jornalistas vendendo matérias pagas, fazendo reportagens péssimas, com vocabulário pobre, carregado de erros de português. Ignoram princípios básicos do jornalismo, como por exemplo procurar entender os fatos e ouvir os dois lados antes de dar uma notícia.
Passada esta fase de julgamento, cuja decisão espero que seja em favor da obrigatoriedade do diploma, sugiro que o sindicato passe a atuar efetivamente por aqui e exija das "empresas" de comunicação o cumprimento da Lei, inclusive no que diz respeito ao pagamento do piso salarial e ao cumprimento da carga horária de 5 horas de trabalho.