NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, março 29, 2009

Musica Popular Maringaense


Vasculhando a cedeteca do Bar do Bulga descobrimos muita jóias da MPM (Música Popular Maringaense). Essa primeira e despretensiosa coletânea é uma mostra do que temos e já tivemos pela cidade. De Mandaguari, descobrimos o chorinho Festa de Amigos, de Toninho do Cavaco, apelido deAntonio Moreira, um mineiro de Ubá apaixonado por Valdir Azevedo.
O desaparecido Dré Camargo comparece com Alvo de Dardos, música que foi seu cartão de visitas. O Disco de Dré, Água da Fonte, está cheio de coisas boas.
O sempre presente Cláudio Viola é o autor do samba brejeiro ‘Já sei Quem sou’, com o grupo Direitos Iguais (e com direito a um agradecimento direto para o Viola no final da música).
E Claudio Osmar Viola de Oliveira faz bis como co-autor de Barraco Caindo, do imprescindível Hellington Lopes e o Receita do Samba. Aqui, fala-se de um broto da Vila Morangueira. Divertido e delicioso.
Do mesmo naipe e também citando Maringá, o músico sempre referenciado pelos demais músicos: Geraldinho do Cavaco colore Entardecer em Maringá.
Minha cidade canção foi a forma de Claudeir de Souza declarar seu carinho pelo chão vermelho.
Tisley Barbosa – uma dos artistas mais encantadores dessa cidade – apresenta Os Olhos Pedem, canção que está na trilha sonora do filme Terra Prometida de Pery de Canti (e que recebeu uma versão com a voz de Rosalino de Oliveira, o Nego Rosa, recentemente falecido).
O Trio Kaza, figurinha fácil nas noites maringaenses no final da década de 90, trouxe Moleca. E não poderia falar dessas noites sem acrescentar as notas cariocas de Ronaldo Gravino em Rei da Fantasia.
O quase erudito Marcelo Bastos é convidado especial com o jazz Choro Hop. Repare o sotaque típico do artista no início da faixa instrumental, num breve diálogo entre os músicos.
De antigos festivais, resgatamos o blusão Ontem de Sibele e André, vencedora do festival Popular Todos os Cantos, em 1999. De outra edição desse mesmo festival, tivemos Acorda Cordas, do então menino Thiago Moreira.
Pra descontrair, a animada roda de capoeira com Toledo e Grupo Sucena (A vida na roda a girar).
Enfim, samba, chorinho, jazz, balada... Tá tudo aí na cidade canção...

 Dre Camargo - Alvo de dardos

 trio Kaza - Moleca

 Ronaldo Gravino - Rei da Fantasia

 01-Claudeir de Souza - -Minha Cidade Canção

 Thiago Moreira - Acorda Cordas

 Receita do Samba - Barraco Caindo

 Marcelo Bastos - Choro Hop

 Geraldinho e seu regional - Entardecer em Maringa

 Sibele e André - Ontem

 Tisley Barbosa - Os olhos pedem

 Direitos Iguais - Já sei quem sou

 Antonio Moreira - Festa de amigos

 Toledo e Grupo sucena - A vida na roda a girar

Nenhum comentário :