NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, julho 10, 2025

O Morro dos Ventos Uivantes"

 "O Morro dos Ventos Uivantes" (Wuthering Heights, 1847), obra-prima gótica de Emily Brontë, que explora paixão obsessiva e vingança nas charnecas de Yorkshire:


Trecho (Catherine Earnshaw Confessa Seu Amor por Heathcliff):

"Minha ligação com Heathcliff é como as rochas eternas sob a terra — não uma fonte de prazer, mas necessária como o ar que respiro. Ele é eu, eu sou ele... Que importa se ele me esmaga? Que me importa se ele me arruína? Eu amo a ruína que ele traz!"
(Capítulo 9 — Catherine à governanta Nelly Dean)



Nesta cena, Catherine, já noiva de Edgar Linton, reconhece que sua alma pertence a Heathcliff — o órfão adotado por sua família e seu companheiro de infância. A fala revela um amor tão selvagem quanto a paisagem do morro, que transcende a moralidade e a razão.


Heathcliff Invoca o Fantasma de Catherine

"Apareça para mim! Só uma vez, com teus olhos que me matam! Cathy, Cathy, ouve-me! Eu não suporto! Não posso viver sem minha vida, nem sem minha alma!"
(Capítulo 29 — Heathcliff no túmulo de Catherine)


Após a morte de Catherine, Heathcliff passa anos atormentado, invocando seu espírito. A cena mostra como o amor se transforma em posse e loucura.



Heathcliff Abre o Caixão de Catherine:

"Ele arrancou o lado do caixão com as próprias mãos, cobrindo-se de terra... E então, deitou-se ao lado dela, puxando a tampa para que, quando morresse, seus ossos se misturassem para sempre."
(Capítulo 29 — O desespero póstumo)


Essa violação do túmulo — e a promessa de uma união macabra — chocou os leitores vitorianos, consolidando Heathcliff como um dos anti-heróis mais sombrios da literatura.



  • Emily Brontë escreveu o livro sob o pseudônimo masculino Ellis Bell (a obra foi inicialmente rejeitada como "brutal").

  • A charneca de Yorkshire é quase um personagem: os ventos uivantes refletem a turbulência emocional dos protagonistas.

  • A frase "Whatever our souls are made of, his and mine are the same" tornou-se um dos maiores slogans do amor romântico.


Nenhum comentário :