NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, novembro 19, 2009

Nova York era a cidade dele. E sempre seria.







Por Ana Luiza Verzola
 Dando sequência ao Mês dos Diretores, o Cinema Falado desta sexta-feira (20/11) vai comentar a carreira do cineasta Woody Allen, escolhido pelos ouvintes por meio da enquete realizada no site da Rádio Cesumar. O filme foi escolhido para nortear a discussão foi “Manhattan” (1979). O programa vai ao ar, ao vivo, nesta sexta-feira, às 21h, com horários alternativos no domingo, às 18h; na segunda-feira, às 2h; quarta-feira, às 3h e sexta-feira, às 5h.
            O filme engloba as contradições da vida de Isaac Davis, interpretado pelo próprio Allen, que tem as películas sempre marcadas pelo comportamento diverso no cotidiano das pessoas. Tem uma leve semelhança com o perfil do diretor, a começar pela vida de um comediante que vira escritor, além dos relacionamentos amorosos conturbados ao longo dessa trajetória.
Isaac é divorciado de Jill (Meryl Streep), que está escrevendo um livro expondo toda a vida conjugal dos dois. O protagonista de 42 anos mantém uma relação com uma adolescente de 17, interpretada por Mariel Hemingway. Desiludido e apaixonado pela amante do amigo Yale (Michael Murphy), ele abandona o emprego para escrever um livro que terá o tema voltado ao título do filme: Manhattan.
            Em meio às confusões do universo de Nova York e os conflitos internos do escritor, o longa narra uma história envolvente, abordando temas como a homossexualidade, uma vez que a ex-mulher de Isaac Davis o troca por outra mulher, e, ironicamente, o posicionamento humano em relacionamentos modernos. Com uma belíssima fotografia, ao charme do preto e branco e à fantástica trilha sonora de George Gershwin, o filme recebeu duas indicações ao Oscar (Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro) e é considerado um marco na carreira do diretor.          


TÍTULO: MANHATTAN
TÍTULO ORIGINAL: MANHATTAN
ANO: 1979
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
DIREÇÃO: WOODY ALLEN
ROTEIRO: WOODY ALLEN E MARSHALL BRICKMAN
ELENCO: WOODY ALLEN, DIANE KEATON, MICHAEL MURPHY, MARIEL HEMINGWAY, MERYL STREEP, ANNE BYRNE, KAREN LUDWIG, MICHAEL O'DONOGHUE, VICTOR TRURO, TISA FARROW



RÁDIO UNIVERSITÁRIA CESUMAR - 94,3 FM

O programa pode ainda ser ouvido, no horário da transmissão, através do sitewww.radiocesumar.com.br

Para participar do programa:
Telefone: (44) 3031-6367

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14478758

Nenhum comentário :