NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sexta-feira, março 21, 2008

UMAS E OUTRAS

BANDA
Se existe uma banda marcial que eu admiro desde criança é a Banda do Cenip, em Petrópolis. Ela é escocesa, a única do país com direito a gaita de fole e homens de saias.

ETERNA
A banda foi tombada pelo Patrimônio Histórico e tem mais de 50 anos.

RUÇO
Na cidade imperial é onde você vê o ruço (não é russo, é ruço mesmo), nome dado ao nosso fog, neblina.

MANIA
E petropolitano tem a mania de colocar o ‘tú’ no final da frase e de perguntar “Que horas têm?”

HORAS
Pior é a resposta. Geralmente vai ouvir: “São dez pra hora”. Ou: “são hora e quinze”.

MEDO
Cada infância teve seu vilão. A minha era uma vilã, a dona da Casa Seabra, fundada no final do século 19.

SEM GRANA
A Seabra era a única loja de Petrópolis que tinha revistas importadas. E eu, curioso e sem dinheiro, ficava folheando.

TRAUMA
Minha alegria acabava quando a dona me via e gritava. Toda minha geração cresceu com trauma dela.

SAUDADE
Hoje a loja já não ocupa a velha galeria. É grande e melhor localizada. Mas a aquela senhora morreu. Tinha mais de 80 anos.


VIVE
Descobri hoje que o nome dela era Odete e que trabalhava naquela loja desde os 13 anos. Acho que continua trabalhando lá.

PAULINHO
Outra memória: o bar do Paulinho, na rua Mosela. Passei minha infância comprando pão e leite naquele boteco.

SEM CHANCE
Naquela época eu só bebia Fanta laranja.

PRA SEMPRE
Para a minha alegria, descobri que o bar e boa parte das casas do bairro da minha infância foram tombadas pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural.

PERDIÇÃO
Ana aprendeu a receita secreta dos croquetes de carne da Casa do Alemão, uma das mais tradicionais de Petrópolis.

VAI ENTERDER
Acho que tenho ímã pra atrair cachorro carente, bebum chato e maluco perigoso.

ZOMBIE
Fui convidado para participar de um zombiewalk em Maringá. Vai ser a primeira vez que isso acontece na cidade.

PELAS RUAS
A galera se veste de zumbi e sai pelas ruas. Pessoalmente tenho medo de levar uma pedrada de um playboy sertanejo jacu.

YOUTUBE
Quer ver o Youtube ou o Orkut e sua empresa não deixa? Vá ao site www.youhide.com .



FACIL
Ele permite navegar por sites bloqueados pela rede da sua empresa ou escola. Basta colocar o endereço na barra e dar ‘ok’.

MORRICONE
O compositor italiano Ennio Morricone recebeu a Ordem ao Mérito Artístico e Cultural Pablo Neruda das mãos da presidenta chilena, Michelle Bachelet.

SEMPRE
Adoro Morricone. Um gênio que compôs a trilha da vida de muita gente.

NERUDA
A Ordem Pablo Neruda foi instaurada no Chile em 2004, durante as comemorações dos cem anos de nascimento do poeta chileno, prêmio Nobel de Literatura de 1971.

FIM
Essa eu li em um blog: “Eu sei que todo mundo torce a cara quando ouve falar de chuchu. Tem até piadinha dizendo que ele é o quarto estado da água”

Um comentário :

Anônimo disse...

Caro Bulga, o brigado pela visita no A Poltrona. Será sempre um prazer recebê-lo por lá.

Espero que continue lendo minhas crônicas de terça, do mesmo modo em que eu procuro não perder seus quadro Ruas da História.

Mas, além disso, fiquei sabendo que você está trabalhando no Jornal do Povo e em Nova Esperança. É verdade? Se for, fico feliz.

Outra pergunta: por acaso, você já fez o Rua da História sobre a Rua Marciano Halchuk, onde fica meu prédio? Se sim, mande o arquivo de áudio para mim, por gentileza, pois tenho curiosidade em saber mais sobre este nome da história.

Parabéns pelo blog também. Faz muito tempo que eu o acesso, desde a época em que você viajou para o Chile, se não me engano.

Um abraço Bulga!