Sylvio Gonçalves - Revista Cinemin 87
TENDO estreado na direção em um filme de horror — A Marca da Pantera, que analisamos na última 'Galeria do Horror' —, Robert Wise voltou ao gênero, nove anos depois, demonstrando um fã ardoroso da escola de mestre Val Lewton. Baseado no livro The Haunting of Hill House, de Shirley Jackson, Desafio do Além/The Haunting, é uma obra-prima do suspense e uma das histórias de 'casas mal-assombradas' já feitas. Wise consegue imprimir ao filme um forte clima de mistério e tensão. O uso 'cru' da câmara, fotografia (em preto-e-branco) e montagem criam a ambientação, que visa mais mostrar fisicamente a ameaça que rodeia os personagens.
HILL House é uma casa com um passado infame. Foi construída por Hugh Crain para sua mulher. Com a filha, Crain, misantropo, projetou a casa para que nunca saísse dela. Paredes tortas, formam um verdadeiro labirinto de corredores que se encontram em ângulos absurdos e um desnível, que se fecham sozinhas. Mas a esposa de Crain morre antes de se mudar. A segunda esposa morre também, em seguida, por um tombo motivo aparente, os cavalos se desgovernam e a carruagem bate violentamente numa grande árvore.
Com a filhinha Abigail para criar, Crain se fecha totalmente. Mas a segunda Senhora Crain encontrou uma morte antes de se mudar para a casa. [sic] morre de um estranho acidente, caindo misteriosamente da enorme escada espiral, no centro da casa. Crain desaparece, morrendo afogado na Inglaterra. Após a morte do pai, Abigail leva a vida na casa que a odeia. Vive reclusa e envelheceu, sob as concepções altamente puritanas de que fora educada, e o ódio ao criador deixado por ele. Velha e inválida, Abigail morava no seu quarto de criança, sem jamais ter companhia. Morreu, porém, numa noite de desespero, se enforcando no alto da escada. Eram ouvidas batidas na parede apelando por ajuda. A pessoa que foi em seu auxílio morre no mesmo dia em que subiu a escada espiral pela última vez. A casa foi herdada por uma sobrinha de Boston. A propriedade da casa passa então para uma jovem dama de companhia.
John Markway, antropólogo estudioso do sobrenatural, interessa-se pela história da casa e decide reunir um grupo de pessoas com experiência em fenômenos paranormais para um estudo da atividade científica em Hill House. Eleanor Lance, uma jovem solitária, que passou a maior parte da vida cuidando da mãe inválida e que, agora, mora com a irmã, o cunhado e a sobrinha, recebe o convite de Markway e o vê com alegria. Theo (Theodora), uma elegante parapsicóloga, com dons de Poltergai quando criança, ansiosa por participar da pesquisa, é a única que tem a aprovação da família. Luke Sannerson, o herdeiro da casa, que apenas representa a família, vai para Hill House. Ao chegar à velha casa, sente que esta se encontra 'doente', viva.
OS Senhores Dudley, governanta da casa, recebem com recomendações assustadoras os 'invasores'. A Senhora Dudley determina-lhes os horários de entrada e saída. A casa fecha às 9 da noite, e os empregados não ousam ficar. Logo conhece o restante do grupo. A Sra. Markway (Claire Bloom), dotada de capacidades psíquicas, e o Sr. Sannerson (Richard Johnson), cético e sarcástico e incrédulo. Luke (herdeiro da casa) tem que ir para Hill House como uma fonte de renda.
Ao anoitecer, Eleanor e Theodora sentem-se observadas. À noite, ouvem uma batida alta, que Eleanor, ao acordar, confunde com sua falecida mãe, que sempre batia na parede para chamá-la. As batidas são fortes que as impedem de entrar no quarto onde elas estão. Os sons, no entanto, não chegam nos quartos dos homens, um pouco antes de Markway e Luke passarem a madrugada no quarto.
Eleanor sente-se ao mesmo tempo assustada e atraída pela casa. Recebe a estima de Markway e inicia uma desavença com Theodora. Na parede central, aparece misteriosamente riscada numa parede a frase: 'ajude-me, estou aqui'. (Help me, I'm here). Ocorrem vários acontecimentos estranhos, que culminam quando Markway descobre que o quarto de criança de Abigail é o 'coração da casa'.
Eleanor tem muito em comum com as mulheres da Hill House. Ela tem ódio da mãe morta e foi tão reprimida pela mãe quanto Abigail foi pelo pai. Assim como a dama de companhia de Abigail, também vivia para uma mulher doente. Eleanor se culpa de sua morte, que, no íntimo, desejava.
Quando a Senhora Markway, cética, chega a Hill House, acabando com as esperanças de Eleanor de flertar com o marido, e dormir no quarto de criança, a despeito das recomendações em contrário, as coisas pioram. Os ruídos retornam ainda mais fortes, parecendo 'saber' o que ela fez. Markway corre para lá, mas Grace desapareceu. Eleanor, obcecada pela casa, sobe a escada para procurá-la, mas, ao entrar na biblioteca, sucumbe aos encantos de Hill House e decide que ali é o seu lugar. Markway, ao vê-la no alto da escada, num parapeito, grita para que não se atire. A voz dele a desperta. A aparição de Grace no alto, vê de relance e tenta desviar-se dela. Mas, cai no vazio, sendo esta mais uma queda por Markway.
Eleanor, Luke e Theodora devem partir de Hill House imediatamente. O corpo de Grace ainda não foi encontrado. A estranha atração de Eleanor pela casa se transforma em obsessão. A jovem perde o controle de si mesma e, no delírio, algo a comanda para o alto da escada. Ao ouvir de Grace, que reaparece repentinamente no alto, o mesmo chamado 'venha para casa, Eleanor'. A voz é a mesma a qual a primeira senhora Crain havia se enforcado. Markway tenta impedi-la, mas Theodora, telepaticamente, lamenta a morte de Eleanor, que morre esmagada. Sua alma agora também pertence a ela. Hill House permanece de pé, como um convento da existência do sobrenatural, desafiando a razão, que deve ser queimada e o chão coberto de sal.
PARA mergulhar o espectador no temor da casa mal-assombrada, Wise usou os mais hábeis recursos. Nos momentos de maior tensão, foram usados sons, ruídos estranhos, distorcedores, que parecem colocar os personagens num ambiente irreal. O uso de imagens da casa, na verdade, o castelo de Ettington, na Inglaterra, que datava do século 18. Os planos foram filmados em infravermelho, para captar os detalhes da casa. Os sons arrepiantes que se ouvem no filme foram gravados em estéreo, e mixados, para a obtenção de um efeito bizarro. A montagem e os movimentos de câmara e da carrega de [ilegível] o clima assustador.
THE HAUNTING" (em p/b) foi refilmado por Jan de Bont, em 99, em cores. A Casa da Noite Eterna/1973, de John Hough, tem roteiro de Richard Matheson, que poderia passar por uma refilmagem. A casa de Hill House é uma espécie de 'avó' da casa de Poltergeist/1982, de Tobe Hooper, sob a batuta de Steven Spielberg.
FICHA TÉCNICA:
DESAFIO DO ALÉM/THE HAUNTING/1963
ELENCO: Julie Harris (Eleanor), Claire Bloom (Theodora), Richard Johnson (Markway), Russ Tamblyn (Luke).
Direção e Produção: Robert Wise.
Roteiro: Nelson Gidding.
Fotografia: David Boulton.
Direção de Arte: Elliot Scott.
Música: Humphrey Searle.
Distribuição: Metro Goldwyn Mayer.
Nenhum comentário :
Postar um comentário