NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, agosto 19, 2017

Supermercados Disco

A Distribuidora de Comestíveis Disco S.A, foi uma rede de supermercados da cidade do Rio de Janeiro. É considerada  a primeira rede do Brasil, organizada nos moldes norte-americanos.
Foi criada em 1952 em Copacabana por Antonio do Amaral, português de Mangualde.
 O Disco foi a maior rede de supermercados do Rio de Janeiro até a década de 1980, também com lojas  em Minas Gerais.
Chegou a possuir mais de 60 lojas, destacando-se as lojas "Gigante" (localizada no Bairro de Fátima), "Discão" (localizada na Avenida Brasil no bairro da Penha) e o "Boulevard" (localizada em Vila Isabel, ocupando o espaço da antiga Fábrica de Tecidos Tradição).
Essas três lojas, abertas na década de 1970 seguiam o formato de hipermercado, ofertando eletrodomésticos, artigos de vestuário, livraria e papelaria, além de alimentos. Também possuía um abatedouro e frigorífico próprio, localizado no município de Três Rios.
 Após forte expansão em 1988, a rede mergulhou em grave crise financeira em 1989. A organização foi vendida em 1990, após a morte do seu idealizador, para o grupo Paes Mendonça que incorporou os seus estabelecimentos no Rio de Janeiro e Juiz de Fora (sob o nome J. Paes Mendonça). Seus pontos de venda em Minas Gerais foram vendidos para o grupo Bretas, que pouco tempo depois, incorporaria o J. Paes Mendonça.  (Fonte Wikipedia)


supermercado disco copacabana

9 comentários :

luciano franco disse...

EXCELENTE REPORTAGEM, FUI FUNCIONARIO DESTA GRANDE EMPRESA,, SO DISCORDO QUANDO É DITO QUE O SR ANTONIO DO AMARAL FALECEU ANTES DO GRUPO SER VENDIDO. AO CONTRARIO, O GRUPO FOI VENDIDO AO PAES MENDONÇA EM JULHO DE 90, E, INFELIZMENTE ELE VEIO A ÓBITO EM JANEIRO DE 91.

Anônimo disse...

Bom dia. Meu nome é Carlos Eduardo, sou historiador e queria saber se posso utilizar a imagem da sacola do supermercado Disco em meu blog, com os devidos créditos, é claro. Um abraço e desde já agradeço.

Bulga disse...

Olá, Carlos Eduardo! Pode sim,mas as duas primeiras foto são o Mercado Livre

Unknown disse...

Queria saber de um funcionário da Disco. Seu primeiro nome é Ribamar

Anônimo disse...

Boa tarde!!!

Havia um Disco em SBC na caminho do mar, dentro dele tinha uma farmácia .. precisava de contato de alguém daquela época que trabalhava nessa farmácia... seria a respeito de um amor antigo. Alguém pode me ajudar?ohana.transportes18@gmail.com

Unknown disse...

O Sr Antonio de Mangualde - Viseu, foi um empreendedor com pouca escolaridade mas com uma visão administrativa de por inveja a muitos liceciadias em administração.

Unknown disse...

Quem foi Manoel Ramalho no Disco

Emilia disse...

Estou fazendo uma pesquisa histórica sobre este supermercado, quem tiver mais informações, trabalho em alguma das lojas, agradeceria muito se pudesse entrar em contato: emiliajomalinis@ufrrj.br

Anônimo disse...

Oi Luciano. Minha mãe trabalhou 18 anos para essa familia. Exatamente eu lembro que estava operado no Rio em 91 quando ficamos sabendo que eles perderam tudo e ele veio a falecer. Gostaria muito de encontrar os netos dele: joão, Pedro, Margarida e Joana.
Vc sabe noticias deles? Um abraço