NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, agosto 05, 2017

Catwoman - Mulher Gato - e seus artistas

Mulher-Gato (em inglês, Catwoman) é o alter ego de Selina Kyle, uma personagem da mitologia da DC Comics, comumente em associação com o Batman.
Criada por Bill Finger e Bob Kane, teve sua primeira aparição na edição número 1 de Batman, em 1940, no qual ela é conhecida como "A Gata".
Mulher Gato tem sido tradicionalmente retratada como uma vilã e adversária de Batman, mas desde a década de 1990, ela tem sido destaque em uma série de mesmo nome, que a descreve como um anti-heroína em vez de uma vilã tradicional.
Mulher Gato é também conhecida por compartilhar complexa rivalidade e afiliação amorosa com Batman, desde então tem sido o mais longo interesse amoroso do super-herói por várias décadas.
A original e mais conhecida Mulher-Gato é Selina Kyle, alter ego revelado em Batman #62 de 1951. A personagem foi parcialmente inspirada pela prima de Kane, Ruth Steel, bem como a atriz Jean Harlow.
Em sua primeira aparição, ela era uma ladra, que utilizava chicote, com um gosto para roubos de alta escala.
 Por muitos anos a personagem prosperou, mas entre setembro de 1954 a novembro de 1966, Mulher Gato sofreu um hiato prolongado devido ao início da Comics Code Authority em 1954.
Por causa das regras relativas à elaboração e interpretação de personagens femininas que estavam em violação do Código Comics, uma censura que não está mais em uso.
Nos quadrinhos, outras duas mulheres adotaram a identidade de Mulher-Gato, além de Selina: Holly Robinson e Eiko Hasigawa. Uma figura popular, Mulher Gato foi destaque na maioria das adaptações relacionadas ao Batman.
As atrizes Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt apresentou-a a um grande público na série de tv do Batman e o filme de 1966. Michelle Pfeiffer interpretou a personagem em 1992 no filme Batman Returns. Halle Berry estrelou um filme solo da personagem, Mulher-Gato de 2004, que foi um fracasso comercial e de crítica, e tem pouca ou nenhuma semelhança com a personagem do Batman.
Anne Hathaway retratou Selina Kyle no filme The Dark Knight Rises de 2012 e, mais recentemente, uma versão jovem de Kyle foi interpretada por Camren Bicondova na série de 2014, Gotham.  (com informações do Wikipedia)


Catwoman by Ricardo Drummond
Catwoman Artist Brandon Pike
Catwoman - art by John Watson
Classic Catwoman by kurt5494
Robin  Catwoman  by Dave Seguin

Nenhum comentário :