NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, agosto 19, 2010

O retorno de Márcia

Na segunda aventura, Márcia se mete em
encrencas na cidade de Petrópolis


Volto a comentar as antigas coleções de livrinhos da Edições Ediouro, Editora Tecnoprint, sucesso nas décadas de 70/80.
Uma outra série de grande sucesso foi a da Márcia, uma menina de 17 anos que se envolvia em diferentes aventuras diante de um estranho “homem de branco”.
A série era assinada por Altair Boaventura. Só agora descubro que o Altair era pseudônimo do famoso Carlos Heitor Cony.
As aventuras da Márcia estão sendo reedidadas pela Editora Salamandra.
Pouca gente sabe que Carlos Heitor Cony já andou pelo universo da literatura infanto-juvenil.
Márcia agora terá o perfil e o comportamento modificados (e até nome) na série "Carol e o Homem do Terno Branco".
Em matéria publicada na Folha, Cony contou que a série está sendo feita em parceria com a jornalista e amiga Anna Lee, 35 anos.
Assim como em Márcia, a série começa com "O Mistério das Aranhas Verdes". A adolescente é envolvida com um bando de sequestradores no Rio de Janeiro.
O meu favorito – por questões obvias – é "O Mistério da Coroa Imperial". A história se passa em Petrópolis, minha terra natal. Aqui, os bandidos roubam a famosa coroa do Museu Imperial. Muito divertido.
A diferença básica entre as séries Márcia e Carol é a atualização da linguagem e mudanças de algumas passagens reescritas por Anna Lee.
De fato, Cony baseou a personagem nas meninas adolescentes da época. É claro que hoje a linguagem, as gírias ficaram muito datadas.
Cony também escreveu outros cinco livros infanto-juvenis, entre eles "Uma História de Amor" e "Luciana Saudade".
Talvez agora fique um pouco mais explícita a relação de Márcia  Carol com o homem do terno branco. Há uma paixão mal resolvida entre a adolescente e o inimigo.
Me lembro que na minha infancia, eu e meus amigos passávamos horas imaginando planos para roubar a coroa imperial. Ficou só na imaginação. Não saberíamos o que fazer com aquele estranho capacete todo de ouro, decorado com 639 pedras preciosas e 77 pérolas.

Nenhum comentário :