NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, agosto 29, 2010

Ray Harryhausen


O ótimo blog My One Thousand Movies  promove o ciclo de cinema de animação com destaque para o stop-motion. Vale uma homenagem ao mestre dos efeitos especiais, Ray Harryhausen.
Ray Harryhausen nasceu em 1920, e ainda em criança viu “The Lost World” (1925) e King Kong (1933), ambos filmes com criaturas pré-históricas criadas com a técnica de animação chamada stop-motion, na qual miniaturas articuladas são fotografadas quadro a quadro para criar ilusão de movimento na tela. Ray encantou-se com aquilo e desde então começou a criar na garagem os seus próprios filmes de animação, com apoio dos pais (a mãe ajudava nos cenários, o pai ajudava a criar as estruturas mecânicas).
Não satisfeito com as suas experiências domésticas, Ray foi procurar Willis O'Brien, responsável pelos efeitos especiais de “King Kong”, e acabou por ser contratado para mais um filme com macacos, “Mighty Joe Young” (1949). Foi um óptimo aprendiz, não só em termos técnicos mas também no controle dos orçamentos, já que O'Brien era famoso por gastar mais do que era previsto.
O primeiro filme a ter Ray Harryhausen como responsável pelos efeitos especiais foi “The Beast From 20,000 Fathoms” (1953), dirigido pelo realizador russo Eugène Lourié.
Desde então, Harryhausen colaborou nos efeitos especiais de inúmeros filmes, sendo que alguns deles tornaram-se de culto. Os mais famosos foram mesmo Os Argonautas e Choque de Titãs, que ainda este ano teve um remake.
Hoje, vou dedicar o dia a este senhor, com 4 das suas obras mais marcantes. São 4 filmes que podem não têm muito valor como arte, mas que valem pelos seus óptimos efeitos especiais, criados através da técnica de stop-motion.



Nenhum comentário :