NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, agosto 17, 2010

Mansão Tavares Guerra

Cenário ideal para um filme de arte ou terror gótico, a Mansão Tavares Guerra é uma das mais belas de Petrópolis. Fica na belíssima Avenida Ipiranga 716 .
Foi construída no final do século 19 e se mantém de pé. O pessoal também a chama de Casa dos Sete Erros, devido ao estilo assimétrico. Repare que o lado esquerdo tem detalhes completamente diferentes do lado direito.

Repare nos detalhes assimétricos. Clique na foto para ampliar.
De MANSÃO TAVAREZ GUERRA

A "casinha" do relógio era a antiga cocheira. Hoje funciona um restaurante. Infelizmente não tenho fotos internas da mansão, onde os detalhes são muito bem preservados pelos herdeiros.

Cocheira
De MANSÃO TAVAREZ GUERRA

Eis o histórico da casa:
Construída em 1884 por José Tavares Guerra, afilhado do Barão de Mauá. Seus jardins foram projetados pelo botãnico francês Auguste Glaziou. Na antiga estrebaria localiza-se o primeiro relógio de torre da cidade.
Para construir a mansão tipo "Queen Victoria", foram importados grande parte do material (inclusive trabalhos em madeira de lei brasileira, lá entalhada), além de maçanetas e dobradiças de bronze, os brocados que revestem paredes dos salões, as lareiras de mármore de Carrara, os monumentais lustres e os apliques da famosa Fundição Barbedienne encimados por cristais Baccarat, assim como os espelhos, igualmente franceses, que cobrem parte das paredes do salão.



Vista lateral
De MANSÃO TAVAREZ GUERRA

Os tetos pintados sobre tela ou diretamente na madeira (há outros exemplares na cidade), são obra do pintor alemão Schaeffer, que acabou aqui se radicando. No "fumoir" da sala de jantar, as pinturas são atribuídas ao pintor italiano Dall'Ara, que também pintou os afrescos da "Villa Itararé", outra linda mansão nesta cidade. Um dos salões é todo forrado em seda e outro em papel trabalhado a ouro com relevos.



Detalhe do chafariz central 
De MANSÃO TAVAREZ GUERRA

Nenhum comentário :