NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

segunda-feira, agosto 16, 2010

As Aventuras da Turma do Posto 4

Uma das melhores aventuras da Turma
 do  Posto 4
Passei minha infancia e parte da adolescencia tentando conhecer Luiz de Santiago, autor de uma série de livros infanto-juvenis que fizeram sucesso nos anos 70/80. Os livrinhos da Tecnoprint eram febre naqueles tempos, muitos deles indicados pelas escolas.
Santiago é o autor da série A Turma do Posto 4, livros de aventuras de uma turminha de Copacabana. O meu favorito é "Operação Torre de Babel".
Bem, recentemente conheci Luiz de Santiago. Na verdade, descobri que ele él Hélio do Soveral Rodrigues de Oliveira Trigo,mais conhecido como Hélio do Soveral. Um portugues de Setubal, que veio ao mundo em 1918!
Morou em Copacabana por cerca 60 anos. Ficou viuvo em 1976. Anos depois  se mudou para Brasília, onde tinha a companhia da filha Anabelí, funcionária da Câmara dos Deputados. Alguns meses depois de se mudar para a capital, no dia 21 de março de 2001, Hélio do Soveral morreu atropelado por uma moto, aos 82 anos de idade.
Chegou a escrever cerca de 230 livros, além de várias novelas para o rádio e peças teatrais. Aliás, consta que Hélio foi um dos pioneiros da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Foi também redator de programas de Haroldo de Andrade, no rádio e na televisão. Trabalhou também na antológica editora Brasil América, a EBAL.
Além da Turma do Posto 4, criou "Os Seis" com o pseudonimo de Irani de Castro. A série era protagonizada por Zé Luís, Dudu, Marilene, a doutora sabe-tudo Anete, Beto-Ferrugem e o cãozinho Saci, que juntos formam a Sociedade Secreta dos Seis (SS6). No total, foram publicados 19 livros da coleção Os Seis: em cada livro uma aventura diferente da turma.
"Missão Perigosa" - outra série infanto-juvenil escrita por Hélio do Soveral, que narrava as aventuras da dupla Ju-Ju – Júlio César e Jussara – um casal de jovens repórteres brasileiros que fazem a cobertura jornalística de diversos casos misteriosos pelo mundo à fora. Ao escrever Missão Perigosa, Hélio do Soveral usou também o pseudônimo de Yago Avenir.
"A Turma do Posto 4" - série escrita por ele, a partir de 1973. Era protagonizada por uma turma de garotos: Lula, Príncipe, Pavio-Apagado, Cidinha e Carlão, que, juntos, desvendavam os mais complicados mistérios. Hélio do Soveral usou o pseudônimo de Luís de Santiago ao escrever esta série, que teve 35 títulos diferentes, também em formato "livro de bolso".
Como radialista, trabalhou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Nas noites das quartas-feiras apresentava o Teatro de Mistério. Hélio do Soveral criava peças de rádioteatro que enfocavam histórias de crimes e mistérios investigados pelo Inspetor Santos (Domicio Costa)e seu auxiliar, o japonês Minôro (Cauê Filho).
Soveral chegou a roteirizar histórias em quadrinhos que foram publicadas em revistas como Spektro, Pesadelo, entre outras. Algumas até mesmo desenhadas por Flavio Colin, um dos mais conceituados desenhistas do Brasil.
Aqui, apresento a Turma do Posto 4, liderada por Luiz de Santiago Helio Soveral.

LUIZ DE SANTIAGO (LULA) - chefe da patota e autor do livro que vocês vão ler. Tem 14 anos de idade, nasceu em Copacabana e é filho de imigrantes portugueses. O pai dele é gerente de uma confeitaria da Rua Barata Ribeiro. Lula é um garoto moreno, nem magro nem gordo, tem cabelos pretos e topete, olhos verdes e se amarra na literatura. Freqüenta o 3. ano ginasial e é ponta-direita do Atlântica Futebol Clube, um time de futebol de praia com escudo, camisa e tudo. Seu maior orgulho é um canivete sensacional, com saca-rolhas, que tem lâmina Solinger.
MARIA APARECIDA DE CARVALHO (CIDINHA) - é a namorada de Lula. Tem 12 anos de idade, cursa o 1.ano ginasial e nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais. É miúda, sardenta, loura (cabelos feito espiga de milho) e tem os olhos grandes e azuis. As vezes, banca o juiz de futebol, nos jogos entre o Atlântica e os seus rivais de Copa.
CARLOS CAVALCANTI (CARLAO) - nasceu no Ceará, tem 15 anos de idade e é o mais parrudo da turma.Estuda no mesmo ginásio, e cursa o mesmo ano que Lula. Seus pais são pobres (imigrantes nordestinos) e, por isso, à tarde ele trabalha numa academia de judô e karatê da Rua Santa Clara.
ANTôNIO MATTEWS (PRÍNCIPE) - é o rapazinho mais granfino da patota, daí seu apelido. Tem a mesma idade de Carlão (15 anos), mas é gorduchinho, de cabelos louros, compridos e anelados, e usa óculos de aros de ouro. Príncipe não gosta de esportes violentos, mas tem uma cuca genial e sabe de tanta coisa que parece uma enciclopédia ambulante. Estuda em casa, com professores particulares. Seu pai é inglês, muito rico, e tem uma fábrica de máquinas pesadas em São Paulo, mas a família mora no Rio, no Edifício Mattews da Avenida Atlântica. Príncipe nasceu na capital paulista.
FRANCISCO DA CONCEIÇAO (PAVIO APAGADO) - é um crioulinho de 10 anos, magro e meio torcido para a frente, igual ao pavio de uma vela. Sua cabeça é escura e pelada. Ele estuda numa escola pública, onde cursa o 3.° ano primário. Seu pai é o porteiro do Edifício Mattews e sua mãe lava roupa para fora. Pavio Apagado é esperto e mentiroso, mas honesto e leal. Nasceu na favela da Catacumba e é o maior craque (ponta-esquerda) do Atlântica F. C.
Como se vê, embora alguns dos personagens principais deste livro não tenham nascido no Rio de Janeiro, são todos cariocas. A maioria dos cariocas não nasceu na Guanabara. Ser carioca é uma questão de temperamento.

17 comentários :

RODRIGO DIAS DA FONSECA disse...

Adorei ler esse post. Li TODOS os livros da Turma do Posto 4. Me lembro até hoje, uns trinta anos depois, do livro Operação Torre de Babel, com as suspseitas que recaíam sobre os moradores do edifício onde ocorreu o homicídio. Inclusive, lembro-me ainda hoje de que o assassino era o Dr. Ezequiel. Que delícia lembrar disso! Eu teria adorado conhecer o Luiz de Santiago, o Lula, digo, o Helio do Soveral. Um herói da minha infäncia e início de adolescëncia. Valeu, abração.

Anônimo disse...

Li varios quando adolescente. Recentemente tenteoi encontrar alguns em sebos de SP. Mas foi dificial

Unknown disse...

Adorei ler o post. Viajei na minha infância. Adoraria saber onde encontrá-los, compraria toda a coleção. Se alguém souber me avisa.

José Mauricio disse...

Rapaz...que saudade. Li, se não todos, pelo menos a maioria dos livros da Turma do Posto 4. Operação Torre de Babel acho que foi o melhor deles. Me lembro que eles viajavam pelo Brasil a fora para resolver casos misteriosos e os encontros para eles decidirem era na garagem do prédio. Saudades..acreditem...voltei à infância agora. Tenho 51 anos e curti muito esses livros da Turma.
José Mauricio - Rio de Janeiro

Bulga disse...

Vamos, então, buscar os livros da Turma do Posto 4 Se fosse americano,
o autor já teria até uma versão para o cinema de seus livros.

David disse...

My favorite is "Operation Tower of Babel." too. I can't find these books anywhere, It would be a great pleasure reading these books to my children. Can anyone find these book? Please help!

Sol disse...

Nossa! Que legal encontrar este blog. Li todos os livros da turma. Na verdade, não gostava nada de ler até encontrar o primeiro livro da coleção. Depois dele, devorei todos os que consegui encontrar. Lamento muito ter doado todos. Agora tenho filhas na idade que eu tinha quando conheci esses livros e gostaria que elas lessem, mas não consigo encontrar em lugar nenhum. Que pena!

Unknown disse...

Também vivi minha adolescência lendo a turma do posto 4. Sou produtor e diretor de audiovisual e adoraria colocar este livro em uma série de TV. Já procurei a Editora para me informar como conseguir os direitos dos titulos mas não obtive resposta. Não vou desistir e continuar tentando. Esses livros ainda vai virar série. Torçam por mim.

Bulga disse...

Meu xará! Torço por você!
E se precisar de algo, conte comigo.

Anônimo disse...

Marcou meus 11, 12,13 anos, lá no inicio dos anos 80, saudades; imagine morar numa rua que não tinha ninguém da minha idade para brincar..A biblioteca infanto juvenil me salvou, com meus amigos virtuais.li alguns, infelizmente não todos..tentei compra-los anos atrás para mostrar a meus filhos e a o menino que ainda existe em mim, mas a editora informou que estavam esgotados...triste.

Amauri Marinho disse...

Nasci e vivi no RJ até os anos 80, e conhecia todos os lugares que ele descrevia. Colecionava todos esses livros e os devorava... Foi nessa época que adquiri o hábito da leitura. Muito obrigado pela postagem. Me fez voltar no tempo

Unknown disse...

Caraca....viajei....me lembro como se fosse hoje...cheguei a matar aula só para terminar esse livro....sensacional encontrar pessoas que também a Turma do Posto 4...

Jidduss disse...

Puxa bateu uma saudade agora...estou tentando achar os livros para meu filho ler e se deliciar com as estórias sensacionais da turma.

Kaiki disse...

Olá!

Que maravilha e grata surpresa foi chegar ate aqui e descobri esse blog!! Hoje prestes a completar 48 anos, do nada me veio à lembrança um tempo em que era um guri franzino, recluso e tímido. Era um ávido leitor e um sonhador rsrs

Minha pre-adolescência foi marcada pela leituras de muitos e bons livros.O recreio eu passava na Biblioteca da escola, absorto em maior a tantas maravilhas. Era um mundo o qual eu mergulhava de cabeça! :) Eu vivia com intensidade as histórias que lia.

A série Vaga Lume eu devorava!! Outros três livros que muito me impactaram foram Pollyana - Eleanor H. Pointer ,Cazuza - Viriato Correa e Saudade - Tales de Andrade. Esse dois últimos, tinha o campo como pano de fundo e muito me remetia às férias no mês de junho quando ocasionalmente ia para o interior, São Bento do Inhatá, na zona rural de Amélia Rodrigues - BA onde meu avô e tias moravam.

Vagamente eu lembro de uns dois livros os quais me parece ser esses descritos aqui, os da Turma do Posto 4. Lembro muito bem que basicamente era um grupo de crianças que passavam nas férias com os parentes eram 'desbravadores', 'caçadores de aventuras'. Um dessas aventuras foi na Restinga da Marambaia, ZO Rio. Na escola tinha apenas um único livro e lembro bem que fiquei doido quando vi que era uma série. Isso já faz bem uns 40 anos!

Seria esses livros? Gostaria imensamente de poder ler de novo! Moro atualmente no Rio de Janeiro e não vejo a hora dessa pandemia arrefecer e me possibilitar conhecer Guaratiba, a Restinga de Marambaia e um pouco mais da Zona Oeste do RIO! E se puder sentar a beira mar e ler essas aventuras..Ahh vou voltar no tempo e correr pela praia rolando na areia feliz de ter realizar um sonho e ter a doce satisfação de um infância feliz!

Ficaria muitissimo grato a quem puder me ajudar a reler esses livros, pois estou quase certo que seja mesmo essa série que muito me fascinou anos e anos atras. Vou procurar em sebos tambem e encontrando-os, terei o prazer de anunciar aqui e por à disposição de quem desejar ler, desde que tenha imenso cuidado pois são tesouros!

Bulga disse...

Fico feliz por tudo isso!

Anônimo disse...

Como foi bom ler esse post... Muito obrigada por me lembrar minha primeira paixão por literatura! Comecei com "Operação Torre de Babel" no início dos anos 70. Maravilha...

Ronaldo disse...

Que saudades! Li toda a coleção. A escola onde estava recomendava a leitura e era objeto de prova.