NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, abril 21, 2011

Godspell


Tem gente que jura ter se apaixonado pelo filme apesar de ter assistido uma só vez na vida, quando criança. A única cópia que andava pelas emissoras de tevê acabou se deteriorando. Além disso, o filme jamais esteve nas locadoras de vídeo do país. Até a edição em DVD está esgotada.
Tudo isso aumenta a áurea cult de Godspell A Esperança um musical de 1973 baseado na peça teatral homônima. Ao contrário de outras óperas-rock do período como Tommy e Jesus Cristo Superstar, Godspell jamais envelheceu.
O espírito hippie deixou o musical com alto astral. As músicas são belíssimas, incluindo o clássico Day by Day de Stephen Scharts (editado pelo Bar do Bulga com quase 700 mil acessos no Youtube).
Godspell faz uma interpretação do evangelho. Pra começar, Jesus (Victor Garber) surge com uma camisa do Superman.
João Batista (David Haskell) monta uma banda com jovens discípulos para seguir e divulgar os ensinamentos de Jesus. É uma trupe teatral que apresenta parábolas pelas ruas e pontos turísticos de Nova York no início da década de 70.
Godspell foi indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 73. Depois, percorreu o mundo. Porém, muitos saudosistas só conseguiram ver o filme em suas remotas exibições pelas tevês Globo, Manchete e Cultura. Na versão para o teatro, Godspell se passe dentro de um circo.

A trilha sonora foi lançada no Brasil em vinil. Nunca encontrei em CD. Na internet, há discos importados com a trilha da peça teatral, com arranjos muito parecidos. Tenho o DVD e a trilha (baixada da internet).

Day by day, 
Oh Dear Lord,
Three things I pray
To see thee more clearly
Love thee more dearly
Follow thee more nearly
Day by day


Nenhum comentário :