NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, abril 24, 2011

Por onde andará Bandeira?


Foto: Tribuna de Petrópolis - 2002 - Reportagem Rubens Silva
Vasculhando meus livros me deparei com alguns trabalhos do professor petropolitano Roberto Bandeira. Eu o conheci pessoalmente no bar da Praça da Liberdade, em Petrópolis, na virada da década de 80 para 90. Gostava de passar as horas falando de cinema junto com umas bohemias. Nunca mais o vi. Sabia que foi autor de alguns livros sobre cinema. Alguns deles consegui encontrar em sebos. Todos esgotados.
 Encontrei essa matéria da Tribuna de Petrópolis, de 2002, mostrando a dificil situação do nobre professor.


Roberto Bandeira, 68, professor de taquigrafia aposentado da Pontifícia Universidade Católica (PUC) morando na cidade há 15 anos, no bairro Floresta, grande amante do cinema, afirma que hoje vive com dificuldade por conta da solidão, além de problemas financeiros . "O professor, no Brasil, nunca é valorizado e dezenas de ex-alunos da PUC, do curso de comunicação social, atuam em diferentes empresas com destaque, entretanto eu e muitos professores que passaram em suas vidas estamos esquecidos", desabafou.


A culpa, segundo Roberto Bandeira, não é de seus alunos e sim da estrutura do País. "Somos deixados de lado e a aposentadoria é muito aquém das nossas necessidades de moradia, alimentação e medicação. Só podemos contar com a ajuda divina".
Sua paixão por cinema o tornou um dos poucos entendidos na história e na crítica de cinema. E a partir de 1956 começou a escrever livros sobre o assunto, abordando-o por diversos primas. "Meu trabalho inicial foi um estudo sucinto dos homens que fizeram o cinema italiano, em publicação independente".


No mesmo ano, Roberto Bandeira escreveu sobre a nova geração de cineastas americanos, e conseguiu expressivos elogios da crítica especializada. "Em 1962 abordei a literatura no cinema, dois anos depois, as grandes refilmagens, entre outras coisas, sempre com apoio de outras pessoas de renome do meio".


O Pequeno Dicionário Crítico do Cinema Brasileiro (1983), Mini Dicionário Crítico (1984), sem contar um livro de taquigrafia, como também um livro de contos, fazem parte das publicações de Bandeira. "Quem gosta de cinema é capaz de entender o que significa o envolvimento de um cinéfilo com uma das belas artes que encantou, encanta e vai encantar milhões de pessoas por muito tempo".


Na edição de 1990 do Pequeno Dicionário Crítico do Cinema Brasileiro, Roberto Bandeira, em seus verbetes, que na verdade tinham como finalidade avaliar atores, atrizes e diretores de maneira direta e objetiva, citava alguns de seus trabalhos do tipo:


Caçador Rosalvo - diretor de "O macabro Dr. Scivano", em 1971.


Antônio Callado - Intelectual que dispensa apresentação. No cinema não teve sorte com sua "Madona de Cedro" sendo mais feliz em "Pedro Mico".


- Essa minha maneira de me colocar diante dos artistas e diretores sempre foi elogiada, mas hoje eu sou mais um esquecido e preciso de ajuda. Minha vida é puro sofrimento e antigas lembranças são um misto de alegria e tristeza - completou.


Uma das poucas obras de registro do cinema nacional


Curiosidade: no interessante dicionário biográfico de Bandeira, ele dedicou um verbete ao cineasta Ibere Cavalcanti. Pra quem não sabe, Iberê é o pai de Pery de Canti, o organizador do Festival de Cinema de Maringá. 


CAVA.LCANTl, IBERÊ - diretor nascido no Rio de Janeiro em 1935. Permaneceu quase oito anos como locutor da BBC de Londres, depois como estudante de teatro e cinema na Europa e finalmente como diretor na Europa e Amérrica Latina ("Freedom", -La fuga", -Plakat e Samba"). Em 1967 fez um documentârio no Brasil com Sérgio Muniz. -O que Minas faz", e estreou no longa-metragem no ano seguinte com relativo sucesso em "A virgem prometda". A seguir dirige -Um sonho de vampiros· (1969), ·0 dia marcado" (1971 "A força de Xangô" e "Plakat".

Interessante dentro da ótica da época
Trabalho árduo numa época que não existia internet

Um comentário :

Camila Rodrigues Augusto disse...

Como faço para entrar em contato com ele ??