NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, abril 30, 2011

Nelson Rodrigues





VESTIDO DE NOIVA

(...) " Madame Clessi
Quer falar comigo?

Alaíde ( aproximando-se, fascinada )
Quero, sim. Queria...

Madame Clessi
Vou botar um disco. ( Dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás )

Alaíde
A senhora não morreu?

Madame Clessi
Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. ( Samba surdinando ) Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?

Alaíde
Li o seu diário.

Madame Clessi ( cética )
Leu? Duvido! Onde?

Alaíde ( afirmativa )
Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!

Madame Clessi
Então diga como é que começa. ( Clessi fala de costas para Alaíde )

Alaíde ( recordando )
Quer ver? É assim... ( Ligeira pausa ) "Ontem, fui com Paulo a Paineiras"... ( feliz )É assim que começa.

Madame Clessi ( evocativa )
Assim mesmo. É.

Alaíde ( perturbada )
Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!

Madame Clessi ( à vontade )
Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.

Alaíde ( excitada )
Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... ( Inquieta ) Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?

Madame Clessi
É a mim que você pergunta?"
(...)

RODRIGUES Nélson. Teatro Completo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981, pág. 114

Nenhum comentário :