NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, abril 25, 2009

Um homem de moral


Quem nunca ouviu ou cantou ‘Ronda’: de noite eu ronda a cidade a lhe procurar sem encontrar...” . O autor é o paulista Paulo Vanzolini e ele odeia essa música. Acha piegas. A canção é um clássico da MPB e um ícone do samba paulista, mas Vanzolini é muito mais do que isso. ‘Volta por Cima’, por exemplo, foi outro sucesso. Particularmente, considero as verdadeiras obras-primas as canções pouco conhecidas como ‘Tempo e Espaço’, ‘Mente’. ‘Capoeira do Arnaldo’, por exemplo, é fantástica.
Paulo Vanzolini está completando 85 anos. “Eu não faço a menor questão de ser lembrado como compositor". Esse paulistano gosta é do reconhecimento na área biomédica. Formado em zoologia, é um dos maiores especialistas em insetos a ponto de dispensar a internet. Ele sabe que nessa área da zoologia, ele é o conteúdo.
O que mais gosto de Vanzolini são as expressões coletadas do meio do povo, algumas criadas pelo próprio compositor: “foi numa esquina da vida, uma mulher em hora perdida, um homem em ponto morto...”.

"Mestre de muitas faces, que sabe modular a expressão desde a caudal da conversa até a elipse das composições carregadas de expressão contida", resume Antonio Candido sobre Vanzolini.

O compositor Paulo Vanzolini completa 85 anos e é homenageado em um show, hoje, no SESC Vila Mariana em São Paulo, e também é tema do documentário "Um Homem de Moral", dirigido por Ricardo Dias. Veja o vídeo.

Nenhum comentário :