NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, agosto 13, 2011

A Serbian Film é liberado - ou não é...

Do blog  Viver e Morrer no Cinema


Extraído do  Cineclick :
A Serbian Film – Terror Sem Limites, cuja cópia em 35mm foi apreendida pela Justiça do Rio de Janeiro em 22 de julho, teve sua exibição liberada no restante do país. No estado carioca, porém, devido à ação encaminhada pelo partido DEM, a proibição continua. Contando a história de um ator pornô que entra num obscuro projeto e é submetido a barbaridades, o filme tem de cenas violência explícita e abuso sexual. A exibição do longa-metragem sérvio passa a ser permitida porque o Ministério da Justiça concluiu o processo de análise da Classificação Indicativa. O trâmite que apontaria se a produção seria indicada para maiores de 18 anos, como decidiu-se hoje, foi interrompido em 29 de julho, quando o procurador Fernando Martins, de Minas Gerais, entrou com uma ação pedindo a interrupção.

“Por se tratar de atividade de caráter meramente informativo, a classificação indicativa não se traduz em autorização ou permissão para a exibição dos filmes”, diz o comunicado do Ministério da Justiça publicado no início da tarde desta sexta-feira (5/8). “O Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação não tem competência de aferir a ocorrência de crime, em tese, em obra cinematográfica e, ainda, proibir a sua veiculação antes que se conclua inquérito civil ou policial, ou decisão judicial”.

Raffaele Petrini, que detém os direitos de distribuição de A Serbian Film – Terror Sem Limites no Brasil, acredita que a posição da Classificação Indicativa se deve em parte aos protestos contra a apreensão da cópia. “Estamos contentes por ver que a imprensa, intelectuais e críticos ajudaram a formar uma opinião correta, pois eles viram o filme, enquanto quem vetou baseou o que achava em cima de textos da Wikipédia”, declarou à reportagem do Cineclick por telefone.

PS - Em Maringá, nenhuma das rede de exibição se manifestou se vai ou não exibir o filme. Graças a proibição, corre o risco de bater recorde de bilheteria.  Mas independente de tudo, não recomendo. O filme é muito ruim. 

EM TEMPO - ATUALIZANDO:
Do site do Correio do Estado :

Em Belo Horizonte, a Justiça Federal proibiu nessa terça-feira, dia 8, a exibição de A Serbian Film – Terror sem Limites em todo o país. O longa, que já gerou muita polêmica por ter conteúdo recheado de cenas fortes, teve de atender o pedido apresentado em ação cautelar pela Procuradoria da República em Minas Gerais.

Quatro dias após ter sido classificado pelo Ministério da Justiça como “Não recomendado para menores de 18 anos, por conter sexo, pedofilia, violência e crueldade”, o Juiz Ricardo Machado Rabelo, da 3ª Vara Federal, concedeu a liminar.

O Ministério Público Federal divulgou que a decisão do juiz sobre a exibição do filme “subverte a ordem natural e lógica do que é razoável”. Ainda dizendo que não se trata de censura ao Ministério da Justiça, o juiz alega que a liminar é um ato provisório até o julgamento do mérito da ação.

E agora,  José?  O diretor do filme conseguiu o que queria! 

Nenhum comentário :