NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, agosto 21, 2011

Raul segundo o grande cartunista Bosc


Raul Santos Seixas, Salvador, 28 de junho de 1945, São Paulo, 21 de agosto de 1989
Confesso que não sou fà de grande parte da obra do maluco beleza. Acho interessantes algumas composições do início da década de 70, mas a partir de 1978, muitos álbuns foram sofríveis. Talvez, o melhorzinho tenha sido o Metrô 743. 
E mexendo nas minhas gazetas, encontrei essa letra que havia sido censurada pela ditadura. Parte dele ficou conhecida na música "Como Vovó Já Dizia" . Mas o título original era:

"Óculos Escuros"
na versão proibida
pela Censura Federal em 1973

Essa luz é muito forte,
Tenho medo de cegar.
Os meus olhos estão manchados
Com teus raios de luar.
Eu deixei a vela acesa
Para a bruxa não voltar
Acendi a luz de dia
Para a noite não chiar
Já bebi daquela água
Quero agora vomitar
Uma vez a gente aceita
Duas tem que reclamar
A serpente está na terra
O programa está no ar
Vim de longe, de outra terra
Pra morder teu calcanhar
Essa noite eu tive um sonho
Eu queria me matar
Com dois galos a galinha não tem
tempo de chocar
Tanto pé na nossa frente que não
sabe como andar
Quem não tem colírio usa óculos escuros
Quem não tem papel manda recado pelo muro
Quem não tem presente se conforma com o futuro!

Nenhum comentário :