NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, julho 14, 2011

Paris, Texas




Hoje, no Cinema Falado Radio RUC, comentaremos Paris, Texas,  filme franco-germânico de 1984, dirigido por   Wim Wenders.  O roteiro é de L.M. Kit Carson e Sam Shepard,  música de  Ry Cooder e a direção de fotografia é de Robby Muller.
O filme foi uma co-produção entre a França e Alemanha, filmado nos Estados Unidos da América.
Paris/Texas conta a história de Travis, um homem que, depois de estar desaparecido por mais de quatro anos, é reencontrado pelo irmão Walt num hospital na região desértica do Texas, próximo à fronteira com o México. Maltrapilho e com amnésia, é levado por Walt para a sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter, seu filho de sete anos que foi abandonado pela mãe, Jane. Inicialmente estranhos, Travis e Hunter iniciam uma reaproximação que culmina num a grande amizade e também no desejo secreto de reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família





Paris, Texas
França / Alemanha
1984 • cor • 147 min
Produção
Direção Wim Wenders
Roteiro L.M. Kit Carson / Sam Shepard
Elenco original
Harry Dean Stanton

Nastassja Kinski

Dean Stockwell

Hunter Carson

Género drama

Idioma original inglês


O filme tem como título o nome de uma cidade do Texas, chamada Paris, mas não foi filmado ali. Em vez disso, Paris é mostrado como um lote de terra de propriedade de Travis visto de uma fotografia.
A fotografia mostra um paisagem de deserto, mas na verdade a real Paris fica na beira de uma floresta ao leste do Texas, muito longe de qualquer deserto.
O filme recebeu muitos prêmios internacionais, entre eles a Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes de 1984, além do Prêmio FIPRESCI e do Prêmio do Júri Ecumênico.
Em 1985 filme recebeu o BAFTA na categoria de melhor direção, além de ter sido indicado nas categorias de melhor filme, melhor trilha sonora e melhor roteiro adaptado; o Prêmio René Clair na cerimônia do David di Donatello; o Prêmio San Jordi de melhor filme estrangeiro; e o Prêmio Bodil de melhor filme europeu. No mesmo ano foi também indicado ao Globo de Ouro e ao Cesar de melhor filme estrangeiro.
Influências na cultura popular
O grupo de pop-rock irlandês U2 cita Paris, Texas como uma inspiração para seu álbum The Joshua Tree.
O grupo escocês de rock Primal Scream mostra Nastassja Kinski no filme em seu álbum Screamadelica
A banda do Brooklyn Nada Surf menciona o filme em sua canção Comes a Time, do álbum The Weight Is a Gift
A última trilha do segundo álbum de Gotan Project, Lunático, é uma canção-cover do tema do filme de Ry Cooder
O grupo escocês Travis tem seu nome baseado no filme e em seu CD The Boy with No Name faz referência ao filme na canção New Amsterdam























programa CINEMA FALADO na RUC FM ao vivo, às sextas-feiras, 20h30 - 21h15.
http://www.radiocesumar.com.br/

Nenhum comentário :