NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

domingo, julho 31, 2011

A Serbian Film – Terror Sem Limites


Assisti ontem ao polemico A Serbian Film – Terror Sem Limites, filme proibido de ser exibido nas salas de cinema devido a uma ordem judicial despachada a favor de alguns deputados do conservador partido Democratas.
Resolvi assistir por um motivo: estabelecer o meu direito de ver aquilo que eu quero, sem qualquer Estado para me tutelar.
Fernando Gabeira (de óculos) o jornalista Sílvio Barsetti
com o cartaz) e a atriz Lucélia Santos: contra a censura
Devemos prevalecer o nosso direito. Já vi essa historia antes, a censura voltando. Em 1986, Je Vous Salue Marie, de Godard, havia sido proibido a pedido da Igreja Católica. Nós, universitários junto com um grupo de intelectuais, fizemos muitos protestos e até uma sessão secreta para a exibição do filme (um cópia ruim, em VHS).
Confesso que não vi o filme do Godard até hoje. Mas fiz questão de protestar contra a censura. Hoje o filme que mostrava a barriga de grávida de uma personagem que seria mãe de Jesus, é facilmente encontrado em algumas locadoras de vídeo. Até pouco tempo podia ser comprado nas Lojas Americanas por módicos R$12,99. Dizem que a pelicula é chatinha e que Godard estava fora de forma. Enfim, esse eu não vi.
Agora, tive que apelar a um site “Pai de Santo” que baixa muita coisa por aí a fim de acompanhar Terror sem Limites.
Depois de ver o filme sérvio (com legendas em português sobrepostas as de inglês), cheguei a seguinte conclusão: é muita polemica pra pouco filme.
A famosa cenas do estupro de um recém nascido é muito mais sugerida do que mostrada. O boneco usado como bebê não convence e até a barriga da atriz mostrada no parto está muito fake.
Todas as cenas que os conservadores não viram, mas acham que elas existem, são trucagens. O filme não é mais nojento do que O Albergue ( que agora será tema de um parque de diversões nos EUA).
O filme sérvio tem cenas que beiram um pornô soft misturadas com filmes slashers (sanguinolentos) e trash movie. Não há nenhuma apologia a qualquer tipo de aberração humana. Pelo contrário: a loucura acompanha o personagem na medida que ele vai sendo o obrigado a cometer atrocidades.
Diz o diretor que a violência mostrada no filme é um retrato do que se passou com o povo sérvio depois de tantas guerras. Metáfora exagerada.
Filme não agrada, mas graças à polêmica, até crianças vão querer ver.
E tenho outra contra a argumentação fascista dos censores: podem ficar tranquilos. Quem assiste o filme sérvio não vai sair por aí cometendo pedofilia ou transando com cadáveres. No máximo, os espectadores vão dizer que perderam tempo para conhecer um filme ruim ou que os sérvios tem copiado muita porcaria norte-americana ultimamente. (Marcelo Bulgarelli em Umas & Outras - Gazeta Maringá)

3 comentários :

josé roberto balestra disse...

Bulgarçom, obrigado pelo aviso. Então, como diria minha saudosa mãe, Don’Elvira, que papai a chamava "Viróca": - Desse tô 'scape...

Olha, entendo a arte nos filmes e por todos os outros timbres, mas esses estrangeiros, cheios de rancores buscando dinheiros, me enfadam; prefiro nossas "Morte e Vida Severina", a alegria dum’A Pedra do Reino..., e tantas outras primas-obras-primas lindíssimas.

Sei que esses filmes falam muito mais a nós que somos brasileiros, à nossa realidade, mas ¿pra quê o problema alheio se temos o nosso aqui, tão originalmente nosso, sempre co’a quentura dum feijão-com-péia-de-porco feito ind’agorinha, todinho ainda por resolver, interinho pra gente comer mastigado e digerido como um prato de figo?

Por isso me recuso a “engolir” certos “Harry Potters”, “Je vous salue Marie” e outras coisas ditas proibidas pra causarem mais curiosidades... e bilheteria.

Vej'aqui, por exemplo, se a razão não me acompanha:
http://www.youtube.com/watch?v=O6Mu71NzZg8

abs

Bulga disse...

É por aí, Balestra. O post é para reforçar o nosso proibido proibir. Se o filme é bom ou ruim, tanto faz. Eu só quero é o direito de assisti-lo.

Um abraço!!

AH! Dia 10 tem Autores e Idéias no SESC !

Bulga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.