NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

quinta-feira, agosto 12, 2010

Hoje: Carpinejar e Marcelino Freire em Maringá

Hoje vou (tentar) mediar o encontro entre dois gigantes da nova literatura brasileira. Trata-se do projeto Autores & Idéias do Sesc. O tema de hoje : Narrativas Breves. Na pauta, o universo da literatura nos microblogs O encontro será no Sesc de Maringá, às 20 horas. Entrada Franca. Carpinejar é famoso no twitter. Ele publicou os seus melhores tweets em livro. Já o pernambucano Marcelino Freire reuniu histórias de até 50 letras no volume Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. Dois grandes nomes em Maringá.

                                                                    

Marcelino Freire nasceu em 1967 em Sertânia, PE. Vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores brasileiros. É autor, entre outros, de “Contos Negreiros” (Editora Record), vencedor do Prêmio Jabuti 2006, e de “RASIF – Mar que Arrebenta” (Record). Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê Editorial). Vários de seus contos foram adaptados para teatro e cinema. É o criador e curador do evento BALADA LITERÁRIA, que reúne anualmente, desde 2006, quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Mais informações sobre autor e obra, acesse: www.eraodito.blogspot.com


Fabrício  Carpinejar nasceu em 1972, na cidade de Caxias do Sul (RS). Carpinejar, é poeta, cronista, jornalista e professor, autor de dezesseis livros, oito de poesia. Ao mesmo tempo em que seus poemas são recitados pela cantora Ana Carolina nas turnês "Dois Quartos" e "Nove", aparecem como questão de grande parte dos vestibulares do Rio Grande do Sul, como a UFRGS, a Unisc e a UCS.
Sua coletânea "Canalha!" (Bertrand Brasil) venceu o 51º Prêmio Jabuti/2009, um dos mais importantes do país, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas. Publicou o primeiro livro no Brasil com frases do twitter, www.twitter.com/carpinejar/ (Bertrand Brasil, 2009), reunião de mais de 400 máximas e aforismos.
Em junho, lançou "Mulher Perdigueira" (Bertrand Brasil, 2010), uma defesa apaixonada da mulher ciumenta, sucesso instantâneo de crítica e de público.
Neste ano, foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. Seu blog já recebeu mais de 1 milhão e meio de visitantes e o twitter já conta com 35 mil seguidores.
Além disso, "Um terno de pássaros ao sul" (2000, 3ª edição, Bertrand Brasil) é objeto de referência nos The Book of the Year 2001 da Enciclopédia Britânica, o Programa Nacional Biblioteca Escola (PNBE) adotou o juvenil "Diário de um apaixonado: sintomas de um bem incurável" (Mercuryo Jovem, 2008), e o infantil "Filhote de Cruz-credo" (Girafinha, 2ª edição, 2006) inspirou peça de teatro, adaptada por Bob Bahlis.



Canalha - Carpinejar

3 comentários :

josé roberto balestra disse...

Estarei lá. Obrigado pelo aviso. abs

Elton Telles disse...

Ah! Queria ir, mas não posso faltar na faculdade hoje.

a reprise é quando?

Nanda disse...

Ai que raiva. Confirmei que iria e na hora acabei perdendo esse encontro. Sou muito fã do Carpinejar. O cara é um espetáculo! Droga. Depois conte tudo aqui pra eu morrer de inveja. rsrs.. abração